Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico > Últimas Notícias > Maratona de Matemática do Ensino Médio das Escolas Públicas e Particulares 2019

Maratona de Matemática do Ensino Médio das Escolas Públicas e Particulares 2019

Alunos do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico ficaram em 1° e 3° lugares

• Por IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico
  • Publicado em 18/11/2019 às 00:00
  • Última modificação 18/11/2019 às 14:58
Maratona de Matemática do Ensino Médio das Escolas Públicas e Particulares 2019
Crédito: Raquel Bodart

A Maratona de Matemática do Ensino Médio 2019 é uma das atividades da XIX Semana da Matemática e IX Semana da Estatística que acontece na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A competição aconteceu no dia 14 de novembro, quinta-feira, e contou com a participação de 123 equipes.

A Maratona é dividida em quatro fases: na fase 1 foi aplicada uma prova com 7 questões para cada membro da equipe. As 8 melhores equipes das escolas públicas e as 8 melhores equipes escolas particulares passaram para a fase seguinte, as quartas-de-final. Nessa etapa as equipes tiveram que responder a 3 questões. Quatro equipes passarão para as semifinais, onde foram realizados duelos entre as equipes, que responderam a 12 questões. Duas equipes foram para final, onde também travaram um duelo de 12 questões.

E na final deu IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, com a equipe formada pelos alunos Andrew Edward Silva Macedo (3° ano de Eletrônica), Emanuelle Trindade Oliveira (3° ano de Manutenção e Suporte em Informática) e João Victor Sene Araújo (3° ano de Computação Gráfica) ficando em primeiro lugar. O Campus ainda garantiu a terceira colocação com a equipe formada pelos alunos Diogo Antunes Rocha Ribeiro (1° ano Eletrônica), Gustavo Moura Scarenci de Carvalho Ferreira (2° ano de Computação Gráfica) e Matheus Henrique Dias Cirillo (2° ano de Computação Gráfica).

Os alunos do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico que se interessam em competições como essa podem participar de um projeto de treinamento para olimpíadas e maratonas, que ocorre nas tardes de sexta-feira na Unidade II do campus, sob a orientação da professora Raquel Bodart, do professor da UFTM, Rafael Peixoto, e de alunos do PET Matemática da UFTM.

Nesses encontros semanais os alunos resolvem problemas e questões de olimpíadas em grupo. “É um momento muito rico, pois parte da resolução de problemas e existe uma troca de ideias entre os alunos e professores. Partimos do pensamento de René Descartes: Cada problema que resolvi tornou-se uma regra que, depois, serviu para resolver outros problemas", afirma a professora Raquel.

A professora ressalta ainda que a participação dos alunos nessas competições é importante pois estimulam e promovem o estudo da Matemática, identificam jovens talentos e incentivam seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas. Além disso, contribuem para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas e promovem a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.