Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM abre Consulta Pública para Plano de Dados Abertos 2020/2021 da instituição

IFTM abre Consulta Pública para Plano de Dados Abertos 2020/2021 da instituição

De 19 a 29 de novembro, comunidade acadêmica e comunidade externa podem colaborar com a construção do plano

• Publicado em 19/11/2019 às 14:00
  • Última modificação 19/11/2019 às 14:51
Consulta Pública para Plano de Dados Abertos 2020/2021 do IFTM
Crédito: Divulgação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) abre consulta pública para a construção de seu Plano de Dados Abertos (PDA) - vigência 2020/2021.

Tanto a comunidade acadêmica da instituição quanto a comunidade externa, em especial pesquisadores e organizações públicas e privadas de ensino/pesquisa e imprensa, podem participar da referida consulta, que vai de 19 a 29 de novembro por meio de formulário próprio disponibilizado na página de Dados Abertos do IFTM.

A consulta pública é uma das etapas de construção do PDA e por meio dela é possível apontar quais bases de dados abertos são mais importantes. O resultado dessa consulta, junto a outros critérios como obrigações legais e alinhamento ao planejamento institucional, ajudará a definir quais bases de dados serão disponibilizadas e em que momentos isso ocorrerá.

A participação da sociedade em geral e de segmentos especializados faz-se então fundamental nesse momento, uma vez que a disponibilização de dados relevantes pode auxiliar na elaboração de pesquisas; no monitoramento dos investimentos realizados na instituição; na elaboração de políticas públicas mais eficazes; no aprimoramento da qualidade dos dados governamentais; na viabilização de novos negócios e na satisfação de obrigatoriedade legal.

Dados Abertos e Plano de Dados Abertos

Dados Abertos, regulamentados pelo Decreto nº 8777/2016, são dados institucionais disponibilizados em formato específico que podem ser livremente acessados, utilizados, modificados e compartilhados por qualquer pessoa, de forma a possibilitar mais informações sobre a instituição desejada acerca de diversos assuntos.

O Plano de Dados Abertos (PDA), por sua vez, é um documento orientador da implementação e promoção de abertura de dados de uma instituição. É ele que padroniza os processos de publicação dos dados abertos. Sua vigência é de 2 anos, portanto, devem ser atualizados conforme esse período por todas as instituições do Poder Executivo Federal.

Mais informações na página de Dados Abertos do IFTM.

Assunto(s): DADOS ABERTOS