Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM conclui primeira operação do projeto “IFTM Itinerante”

IFTM conclui primeira operação do projeto “IFTM Itinerante”

Encerramento ocorreu no dia 22 de julho com diversas atividades

• Publicado em 24/07/2017 às 16:20
  • Última modificação 25/07/2017 às 16:09
Encerramento IFTM Itinerante
Crédito: Divulgação

No sábado, 22 de julho, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) concluiu a primeira operação do projeto de extensão “IFTM Itinerante”, realizada na cidade de Guimarânia (MG), durante o período de 16 a 22 de julho.

Ao longo da semana, os itinerantes, alunos e professores do IFTM Campus Uberlândia, desenvolveram diversas atividades socioeducativas com a comunidade local, proporcionando dias de aprendizado, troca de experiências, além de diversas brincadeiras.

Foram realizadas oficinas de salgados, doces, geléias e licores; de produção de sabão; de cooperativismo, associativismo e empreendedorismo; de excel; de relacionamento interpessoal; além da implantação de hortas em escolas; atividades lúdicas sobre meio ambiente e sociedade; cine IFTM; entre outros.

O projeto foi encerrado na praça central com apresentações artísticas do coral da cidade, congado, danças, Jiu Jitsu, e festival gastronômico com receitas feitas pela população. Foram sorteados produtos confeccionados nas oficinas que ocorreram durante o período.

Além disso, a marca do projeto foi deixada na cidade por meio de pintura feita por crianças e pelos itinerantes em muro de escola, representando a importância que o “IFTM Itinerante” teve para Guimarânia.

A secretária municipal de educação, Patrícia Abadia Bernardes Alves, declarou que o projeto “foi um desafio que valeu a pena. Foi uma semana em que nós colhemos muitos frutos e vamos continuar colhendo ao longo do tempo. Nossas crianças estão em prantos pelo fato de o projeto estar deixando nossa cidade no dia de hoje. Nós pudemos ver no rosto das pessoas que valeu a pena”.

O reitor do IFTM, Roberto Gil ressaltou que esse projeto passou a constituir pauta prioritária na agenda de sua gestão, não só por disseminar técnicas e tecnologia, mas, sobretudo, pelo impacto social junto das comunidades beneficiadas e da experiência enriquecedora para os alunos que passam a contar com uma formação diferenciada, adquirindo valores sociais que complementam seus conhecimentos.

Para o itinerante Cristian Leonel Brito de Carvalho “Às vezes a gente acha que faz um projeto desse em prol da cidade, mas no final das contas é em prol do aluno. Acho que essa equipe que trabalhou na primeira operação está saindo com experiências novas, com uma cabeça diferente. O profissional não é só formado de graduação, de papel. Precisamos saber que tem que ter um cunho social, tem que passar por isso aqui pra entender algumas coisas na vida”.

O coordenador geral do projeto, professor Heliomar Baleeiro, afirmou que acredita que esta metodologia de trabalho de extensão permite a formação de estudantes com uma visão crítica, com uma visão social, o que, muitas vezes, não é possibilitado dentro de uma sala de aula ou de um laboratório.

Ao final, o presidente da comissão de implantação do projeto, Lucas Arantes, entregou placa de agradecimento ao município pelo acolhimento ao “IFTM Itinerante” em nome do reitor da instituição.

Acompanhe os destaques das atividades no perfil do IFTM no Twitter e acesse a galeria de fotos do projeto na página do IFTM no Facebook.