Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM será parceiro no projeto LAPASSION

IFTM será parceiro no projeto LAPASSION

Ação visa incentivar o desenvolvimento de projetos de inovação por parte dos estudantes do ensino superior

• Publicado em 11/08/2017 às 17:08
  • Última modificação 17/08/2017 às 16:41
IFTM já desenvolve parceria com Instituto Politécnico do Porto
Crédito: Divulgação

Projeto LAPASSION foi aprovado na chamada EAC-A03-2016 do programa ERASMUS+, com Financiamento aprovado na União Européia para todo o consórcio no valor total de 999.310,00  euros, sendo 59.060  euros para as ações do IFTM na parceria. Além do IFTM  estão o Conselho de Reitores dos Institutos Federais (CONIF), algumas Universidades e Institutos Federais no Brasil, Universidades no Chile e Uruguai, além de outras situadas em Portugal, Espanha e Finlândia.

O projeto LAPASSION – Latin-American Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network concebido em parceria entre o Instituto Politécnico do Porto (IPP) e demais Instituições de Ensino Superior de diversas partes do mundo, surgiu por meio do interesse em valorizar a boa prática desenvolvida no espaço comunitário da União Europeia e transpô-la para o espaço geográfico da América Latina.

Com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de projetos de inovação por parte dos estudantes do ensino superior, o LAPASSION veio para criar condições para a aplicabilidade dos trabalhos produzidos por estes alunos, envolvendo para isto, o apoio da comunidade acadêmica e de empresas e outras entidades.

A principal atividade do LAPASSION será a constituição de grupos multidisciplinares de estudantes, de vários países, que se irão juntar para responder aos desafios lançados pelos projetos desenvolvidos pelos parceiros europeus do LAPASSION. Além disso, haverá sessões de treino de responsáveis setoriais das instituições (coordenadores de núcleos de inovação, de incubadoras e supervisores de projetos). Os parceiros da América Latina envolvidos no projeto já dispõem de uma ligação em rede com alguns dos parceiros europeus e/ou da própria América Latina. Sendo assim, o LAPASSION tem como foco também, contribuir no desenvolvimento cidadão dos alunos envolvidos, estimular a inovação, empreendedorismo e multiculturalidade.

O projeto prevê a primeira atividade no Brasil, na cidade de João Pessoa/Paraíba no evento REDITEC (grande evento anual dos Institutos Federais do Brasil), que ocorrerá em meados de outubro.