Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Encerrada primeira edição do ConInterEPT

Encerrada primeira edição do ConInterEPT

Último dia de evento foi marcado por grande movimentação e diversas atividades

• Publicado em 30/11/2017 às 16:07
  • Última modificação 30/11/2017 às 16:19
Encerramento primeira edição do ConInterEPT
Crédito: Comunicação Social IFTM

O terceiro e último dia do ConInterEPT foi de grande movimentação. Diversas atividades aconteceram no IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico (UPT) e no Centro de Educação Tecnológica Ambiental (CETA). Palestras e oficinas, pitches internacionais, relatos de experiência, rodas de conversas, apresentações culturais. O evento trouxe uma vivência de conhecimentos diversificados.

No período da manhã, no campus do IFTM, o tema em questão foi a inclusão.Ocorreu a palestra “A Lei Brasileira da Inclusão – Lei 13.146/2015 – e o atendimento às necessidades especificas na rede EPT, com a presidente do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico (NAPNE/ IFTM), Rutiléia Maria de Lima Portes.

Simultaneamente aconteciam as oficinas “Tecnologia assistida para educadores e seus alunos”, apresentando softwares de inclusão na educação, e “Vivenciando a experiência de quem possui uma deficiência através da prática de esportes específicos e adaptados", com o professor Nivaldo Batista Vital, da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (ADEFU). Toda a programação foi acompanha de diversas apresentações de teatro, música e dança, que animaram os participantes do evento.

No final do dia, houve o lançamento da incubadora de empresas gerida pelo IFTM, a  Möbius Incubadora. O nome Möbius foi escolhido idealizando a dimensão material e produtiva, bem representada pela força que empreende e produz o novo no mundo. Em seguida, o Consultor do Sebrae/CNPq, Bernardo Annoni, realizou a palestra “Transformando idéias em produtos.”

No Centro de Educação Tecnológica Ambiental (CETA), o foco era a internacionalização. Pitch com representantes da EducationUSA, Conselho Britânico, AIESEC e CENID/RI do IFTM; bate-papo com ex-intercambistas do IFTM, Uniube e UFTM; oficina de TOEIC Bridge; e roda de conversa com o tema “A internacionalização da organização de Estado Ibero-americano para a Educação, Ciência e Cultura – OEI - e Relatos de resultado da cooperação técnica de países da América na área de gastronomia e alimentação", com Leonardo Kazuo dos Santos Serikawa - Coordenador de Desenvolvimento de Cooperação Técnica da Organização dos Estados Ibero-Americanos.

O reitor do IFTM, Roberto Gil, participou da palestra “Educação internacional: Onde vamos? Onde estamos?” com Barry Tumelty’s, Cônsul da Irlanda; Jackson Bien Aimé, Conselheiro da Embaixada do Haiti; Phillipe Makany, Adido de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França; Rita Rico, Cônsul dos EUA em Minas Gerais; Thomas Nemes, Cônsul do Reino Unido; e Wilson Conciani, diretor administrativo do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica(Conif) e reitor do Instituto Federal de Brasília (IFB).

Também ocorreram oficinas de inovação e mostras de robótica, visitas guiadas ao Museu do Zebu, no Parque de Exposições da ABCZ, e a Mostra IFTM de Artes Visuais, na reitoria da instituição.

O encerramento do evento aconteceu no auditório do campus UPT. Roberto Gil e o pró-reitor de Extensão Tecnológica do IFTM, Eurípedes Ronaldo, conversaram com os participantes sobre a importância do evento e as perspectivas para o desenvolvimento cultural da instituição. O reitor encerrou com palavras de agradecimento e satisfação pelos três dias de ConInterEPT: “Para mim, o primeiro ConInterEPT foi um sucesso. O que ouvimos foram só elogios. A partir de 27 de novembro, eu pude ver a riqueza que nós estamos construindo, ou melhor, que vocês estão construindo. A palavra do ConInterEPT foi união. União entre as área de Ensino, Pesquisa, Extensão e Internacionalização. E é isto que nós queremos.”

Nos três dias de evento participaram aproximadamente 2000 pessoas.