Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia > Últimas Notícias > SNCT 2017 e Semana do Livro e da Biblioteca, mais um ano de muito sucesso!

SNCT 2017 e Semana do Livro e da Biblioteca, mais um ano de muito sucesso!

Comunidade acadêmica prestigia eventos que ocorreram no segundo semestre de 2017

• Por IFTM Campus Uberlândia
  • Publicado em 24/12/2017 às 17:46
  • Última modificação 24/12/2017 às 18:07
Crédito: Comunicação Social

Semana Multidisciplinar

Como parte integrante da 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), a Semana Multidisciplinar acontece anualmente no IFTM – Câmpus Uberlândia. Em 2017, o evento ocorreu entre os dias 16. a 20 de outubro, despertando a interdisciplinaridade e transversalidade de conhecimentos técnico-culturais dos seus estudantes.

A 10ª edição da Semana Multidisciplinar, com o tema “A Matemática está em tudo!”, contou com atividades didático-pedagógicas, culturais, artísticas e inovadoras, além de palestras, minicursos e oficinas inseridas nos eventos denominados “Semana do Livro e da Biblioteca”, “Sarau”, “Feira de Conhecimentos (FEICON)”, “Feira de novos Produtos (FNP)”. Os trabalhos foram apresentados para a comunidade acadêmica e comunidade externa. Uma ação de destaque  da Semana Multidisciplinar foi a visitação de estudantes, oriundos de outras escolas, que aproveitaram a oportunidade para conhecer a fazenda, prestigiar as feiras da semana e se informar sobre o processo seletivo para o IFTM.

Quantidade de trabalhos nas feiras (FNP e FEICON): 118

Confira todos os trabalhos e destaques no anexo.

Semana do Livro e da Biblioteca e Sarau Cultural

No período em que ocorreu a SNLB, foram realizadas várias atividades, com o objetivo de envolver toda a comunidade escolar em um momento de aprendizado e diversão. Os eventos da IV Semana do Livro e da Biblioteca aconteceram concomitantemente às atividades da XX Semana Multidisciplinar e constaram de oficinas e o Sarau Cultural. O tema deste ano foi "O Campo e a Cidade".

O Sarau Cultural foi realizado no dia 16 de Outubro de 2017.

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (SNLB) foi instituída pelo Decreto nº 84.631, de 09/04/80. Segundo o decreto, atividades folclóricas e culturais devem ser promovidas em todo o país no mês de outubro. A proposta é disseminar a informação, por meio de atividades educativas e culturais, alusivas às comemorações do dia do livro, da leitura, da literatura e da biblioteca, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem que contribui para a ampliação do conhecimento da comunidade acadêmica - incluindo servidores técnico-administrativos, professores e alunos - através de atividades temáticas, voltadas para o incentivo à leitura e à promoção do conhecimento.

Brincando e Aprendendo

Entre os dias 26 e 28 de outubro, foi realizado a 7ª edição do Brincando e Aprendendo, promovido pelo Museu Diversão com Ciência e Arte (Dica), Prefeitura Municipal de Uberlândia. As atividades foram realizadas das 10h às 22h, no Uberlândia Shopping.

O Brincando e Aprendendo é um evento que reúne diversas atividades interativas de ciência, tecnologia e arte e tem como principal objetivo a divulgação científica e a inclusão social por meio da ciência e tecnologia. O evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

O Público principal são os estudantes de ensino fundamental e médio, mas o evento é aberto a toda população que pôde se divertir, interagir, e ainda aprender sobre a ciência da melhor forma possível, brincando!

O IFTM- Campus Uberlândia realizou as atividades a seguir:

“Beleza sem Medidas” - Coordenada pela professora Márcia Maria Sousa

“Soma das águas” - Coordenada pela professora  Marcely Ferreira Nascimento  e  pelo professor Douglas

“Quimimaticando” - Coordenada pela professora Carla Regina Amorim dos Anjos Queiroz

Feira Ciência Viva

Entre os dias 21 e 22 de novembro, foi realizada a Feira Ciência Viva, promovida pelo Museu Diversão com Ciência e Arte (Dica), Prefeitura Municipal de Uberlândia e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM).

A Feira Ciência Viva é um evento anual que faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que em Uberlândia acontece desde 2009. A exposição conta com trabalhos científicos de estudantes dos Ensinos Fundamentais I, II e Ensino Médio. A apresentação dos trabalhos ocorreu na Quadra Poliesportiva, no Campus Santa Mônica da UFU.

Participaram 8 grupos do IFTM- Câmpus Uberlândia  e dos participantes 4 foram destaque. Confira o anexo.