Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM participa do 3º Fórum Mineiro da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Início do conteúdo da página
Notícias

IFTM participa do 3º Fórum Mineiro da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Evento foi sediado no IFNMG Campus Montes Claros

  • Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 03/09/2018 às 11:30
  • Última modificação 03/09/2018 às 11:05
IFTM presente no 3º Fórum Mineiro da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
IFTM presente no 3º Fórum Mineiro da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Crédito: Comunicação IFNMG

Reconhecidamente pioneiro em importantes momentos da história brasileira, o estado de Minas Gerais é mais uma vez o embrião de um projeto que, devido a seu sucesso, vai se expandir para outros estados: o Fórum Mineiro da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cuja terceira edição foi finalizada nesta quinta-feira (30/08), a partir do ano que vem não será apenas mineiro, mas de toda região Sudeste, e já tem anfitrião decidido – o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

Esta terceira edição, sediada pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), no Campus Montes Claros, contou com a presença de cerca de 150 servidores responsáveis pelas pró-reitorias, diretorias, coordenações e outros setores dos órgãos centrais das seis instituições mineiras da Rede - Cefet-MG, IFMG, IFNMG, IFSudeste de Minas, IFSULDEMINAS e IFTM -, e de representantes do Cefet-RJ, IFES, IFSP e Colégio Pedro II.

Durante três dias, os participantes discutiram temas fundamentais para o aprimoramento das ações e projetos desenvolvidos pela Rede, tendo como tema balizador a discussão sobre centralização ou descentralização dos modelos de funcionamento.

A abertura do evento, realizada no auditório do Campus no dia 28/08, contou com palestra do diretor da Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal, Paulo Henrique Azevedo Leão, que mostrou ações e projetos que vêm sendo realizados ou planejados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e do auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), Jetro Coutinho Missias, que tratou dos desafios e perspectivas da governança pública. Ao final das palestras, os participantes assistiram a uma brilhante apresentação de danças e músicas da tradição folclórica norte-mineira do Grupo Banzé, de Montes Claros, que está completando 50 anos em 2018.

União que fortalece

Ao longo de toda a quarta-feira (29/08), os participantes se dividiram em onze grupos de trabalho, com discussões, trocas de experiências e encaminhamentos, que foram apresentados na plenária final realizada nesta quinta e irão compor um relatório final do Fórum.

Após a apresentação dos resultados dos trabalhos, os reitores e representantes dos reitores das instituições participantes do evento destacaram a importância da troca de experiências e da construção de projetos conjuntos, sobretudo neste momento de dificuldades financeiras.

“Como foi mostrado pelos grupos, temos que identificar os problemas da sociedade e trazer para dentro da nossa instituição e conseguir levar respostas, e para isso precisamos de atores e parceiros que queiram trabalhar, e isso nós temos muito, a exemplo de vocês”, destacou o reitor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e presidente do Conif, Roberto Gil Rodrigues de Almeira, que também ressaltou a mudança e evolução do Fórum desde sua primeira edição, “o que aliás é também reflexo das nossas instituições, que amadurecem e se fortalecem”.

O reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva destacou a importância destes momentos para gerar ações e reflexões que ajudam a fortalecer ainda mais o projeto da Rede Federal. “Quem topa fazer parte da gestão dessas nossas instituições, topa levar adiante um árduo desafio de liderar um trabalho de atendimento incansável às demandas dos rincões de nossa sociedade por formação, capacitação e desenvolvimento. E a presença de tantos servidores aqui no Norte de Minas para este Fórum demonstra o comprometimento que temos dentro das nossas instituições”, disse o reitor.

Fonte: Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página