Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitor homenageia equipe participante da primeira operação do “IFTM Itinerante Internacional”

Projeto promoveu integração entre Brasil e Colômbia

• Publicado em 14/11/2018 às 16:00
  • Última modificação 23/11/2018 às 14:52
Crédito: IFTM Campus Uberlândia

No dia 12 de novembro, equipe de itinerantes que trabalharam na Colômbia em parceria com a Universidade de Ibagué pelo projeto “IFTM Itinerante – Edição Internacional” foi homenageada pelo reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), Prof. Dr. Roberto Gil Rodrigues Almeida.

Também estiveram presentes na homenagem, realizada no IFTM Campus Uberlândia, o pró-reitor de Extensão Tecnológica do IFTM, Prof. Dr. Eurípedes Ronaldo Ananias Ferreira; a diretora de Extensão Tecnológica do IFTM, Profª. Drª. Estelamar Maria Borges Teixeira; o coordenador geral de Extensão e Assistência Estudantil, Prof. Dr. Lucas Arantes Pereira; a coordenadora de Relações Internacionais do IFTM, Profª. Msª. Juliana Vilela Alves Pacheco; o diretor geral substituto do IFTM Campus Uberlândia, Arcênio Meneses da Silva; a equipe de itinerantes; além de alunos, professores e servidores do campus.

Primeiramente foi realizada uma apresentação sobre a participação dos itinerantes na primeira operação regional do “IFTM Itinerante”, realizada na cidade de Guimarânia/MG. Em seguida, os integrantes fizeram um relato da experiência vivida na Colômbia. Ao final, os participantes do evento foram convidados a visitarem exposição de fotografias feitas pelos itinerantes como forma de expressarem o que viveram e sentiram em terras colombianas.

Na oportunidade, Roberto Gil ressaltou a importância da realização do “IFTM Itinerante Internacional”, “projeto que possibilitou conexão das atividades de ensino, pesquisa e extensão com internacionalização pensando em uma formação integral dos alunos em projetos sociais, levando seus conhecimentos acadêmicos e socioculturais para as comunidades de Ambalema, Ibagué, Murillo e Planadas”.

Eurípedes Ronaldo Ferreira também demonstrou seu entusiasmo e parabenizou toda a equipe pelo excelente trabalho. Salientou que “estratégias pedagógicas desta natureza efetivamente melhoram a qualidade profissional de nossos egressos e ampliam seus horizontes e suas possibilidades de sucesso no mundo do trabalho”.

Para o itinerante Matheus Martins de Sousa, estudante do curso Técnico em Agropecuária, a viagem para a Colômbia “não foi somente uma experiência acadêmica, foi uma experiência na qual conseguimos reunir tudo aquilo que aprendemos no Instituto com aquilo que a vida realmente precisa”.

Assunto(s): IFTM EM AÇÃO