Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Dirigentes reforçam urgência na reversão de bloqueio
Início do conteúdo da página
Notícias

Dirigentes reforçam urgência na reversão de bloqueio

Nesta semana, secretário da SETEC/MEC esteve novamente presente no Conif

  • Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 09/05/2019 às 16:00
  • Última modificação 09/05/2019 às 16:21
Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Ariosto Antunes Culau, em nova reunião no Conif
Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Ariosto Antunes Culau, em nova reunião no Conif
Crédito: Assessoria de Comunicação do Conif

Pela segunda vez nesta semana, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) recebeu o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Ariosto Antunes Culau.

No início da reunião, o coordenador da Câmara de Administração do Conif, Charles Okama, explicou que nos últimos dias os dirigentes da Rede Federal tentaram entender a metodologia aplicada ao cálculo do bloqueio de 30% no orçamento da Rede Federal e que, diante de análises diversas, as instituições não terão como evitar a paralisação de algumas atividades.

“Já reduzimos e tentamos minimizar as consequências de adequações orçamentárias de anos anteriores. Não é possível fazer mais nada daqui adiante. Necessitamos de esclarecimentos consistentes e da manutenção do diálogo para reverter o bloqueio. Precisamos de recursos para continuar atendendo à comunidade”, afirmou.

Durante o encontro, o vice-presidente de Relações Institucionais do Conif, Marcelo Bregagnoli, entregou um documento com o detalhamento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, contendo informações sobre cursos ofertados, percentual de matrículas, situação econômica e social dos alunos, internacionalização, resultados e desafios atuais.

Ariosto Antunes Culau, reiterou que o MEC tem conhecimento da situação da Rede Federal, mas que é preciso esperar até junho para saber como se delineará o relatório de avaliação de despesas do governo, dentre outras variáveis.

O secretário afirmou que, mesmo diante do cenário de limitação orçamentária que atinge todas as áreas do governo, técnicos do ministério estão examinando programas da pasta para definir quais serão descontinuados ou redimensionados para que seja possível, ainda em maio, um remanejamento de recursos. “Conversões são plausíveis, mas, pelos nossos cálculos, os valores não seriam significativos para cobrir o bloqueio em sua totalidade, mas estamos buscando uma solução”, declarou.

Os dirigentes aproveitaram a ocasião para abordar pautas específicas como a nomeação de reitores eleitos, a situação das Portarias nº 17 e 246 – que dispõem sobre diretrizes gerais para regulamentação das atividades docentes e criação do modelo de dimensionamento de cargos e funções –, além da contratação de profissionais da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a conjuntura dos polos de inovação e dos centros de formação de treinadores e instrutores de cães-guia.

Diante da lista de demandas, o presidente do Conif, Jerônimo Rodrigues da Silva, reiterou o pedido de reativação do Comitê Permanente de Planejamento e Gestão da Rede Federal (CPPG). “Gostaríamos de agradecer sua prontidão e disponibilidade para participar deste Pleno e discutir os diversos temas que são fundamentais para que a Rede Federal amplie seu papel”, complementou.

Reditec 2019 – Durante a reunião, Ariosto Culau confirmou o apoio da Setec à realização da 43ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec). Com o tema “Mãos que fazem, mentes que transformam: 110 anos da Educação Profissional no Brasil”, o evento está previsto para acontecer de 9 a 13 de setembro, em Florianópolis.

Fonte: http://portal.conif.org.br/br/component/content/article/84-ultimas-noticias/2686-dirigentes-reforcam-urgencia-na-reversao-de-bloqueio?Itemid=609



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página