Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > MEC vai liberar recursos para conclusão de obras da Rede Federal

MEC vai liberar recursos para conclusão de obras da Rede Federal

Serão disponibilizados cerca de R$100 milhões para obras em andamento

• Publicado em 03/07/2019 às 16:00
  • Última modificação 04/07/2019 às 16:15
Crédito: Assessoria de Comunicação do Conif

O diretor substituto da Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), Weber Tavares da Silva Júnior, anunciou nesta quarta-feira, 3/7, que serão disponibilizados cerca de R$ 100 milhões para que as obras em andamento da Rede Federal sejam concluídas nos próximos meses.

A declaração foi feita no segundo dia da 97ª Reunião Ordinária do Conselho dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Conif) que ocorre até amanhã, 4/7, na sede do Conselho, em Brasília. O diretor esclareceu que a liberação obedeceu a critérios estabelecidos e informados anteriormente pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, e que ocorrerá em breve.

Em relação ao Decreto nº 9.794, que dispõe sobre os atos de nomeação e de designação, Weber comunicou que uma portaria na qual o ministro do MEC subdelegará as nomeações aos respectivos reitores será publicizada em breve.

Questionado sobre o atual bloqueio de recursos, o gestor afirmou que, no órgão, todos estão cientes de que a manutenção de um contingenciamento de mais de 15% resultará em problemas de solvência, porém, a DDR tem a expectativa de uma redução dos valores limitados ao patamar de 10%.

“A Setec está acompanhando diariamente os impactos da medida anunciada em abril e atuando para que as instituições não parem de oferecer seus serviços.  Sublinho que a diretoria trabalha pela Rede e, nesse sentido, estamos na expectativa de que outras frentes de captação de recursos possam minimizar e, até mesmo, evitar efeitos negativos”, disse.

Acompanhado do coordenador-geral de Infraestrutura e Inovação da Rede Federal, Daniel Ferraz de Godoy, e de Marco Juliatto, assessor da Setec, Weber ainda ressaltou que a Secretaria está dedicada, dentre outros assuntos, a buscar mais recursos com a Secretaria Nacional de Esportes para a realização da edição de 2019 dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), a questões referentes à institucionalização da Educação a Distância (EaD) na Rede Federal, e aos programas Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EnergIF) e Idiomas sem Fronteiras.

Fonte: http://portal.conif.org.br/br/component/content/article/84-ultimas-noticias/2803-mec-vai-liberar-recursos-para-conclusao-de-obras-da-rede-federal?Itemid=609