Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia > Últimas Notícias > Infoweek 2019 traz o tema Indústria 4.0
Início do conteúdo da página
Notícias

Infoweek 2019 traz o tema Indústria 4.0

A edição 2019 da Infoweek acontece de 21 a 23 de agosto

  • Por IFTM Campus Uberlândia
  • Publicado em 08/08/2019 às 13:45
  • Última modificação 12/08/2019 às 09:03
Infoweek 2019
Infoweek 2019
Crédito: Divulgação

Evento do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, contará com palestras, visitas técnicas, oficinas e minicursos e mostra cultural, voltados exclusivamente para os cerca de 100 alunos do curso. O objetivo do evento é permitir aos discentes outras oportunidades de aprendizagem e de experiência com assuntos que vão além daqueles conteúdos regulares previstos nas ementas da matriz curricular.

Palestras e atividades culturais serão realizadas no Anfiteatro enquanto oficinas e minicursos acontecerão nos laboratórios de informática. Durante o evento, os alunos do curso visitarão algumas empresas do município de Uberlândia, onde terão contato com ambientes de desenvolvimento tecnológico e inovação em companhias como a Cemig, UFU, Zup e Brain Algar. 

O evento objetiva a familiarização com o conceito Indústria 4.0 e tendências do mercado de trabalho para desenvolvimento tecnológico e inovação e é uma das atividades propostas para auxiliar na fundamentação do projeto pedagógico para a implementação do novo curso técnico integrado Internet das Coisas.

A Internet das Coisas (ou Internet of Things - IoT, em inglês) é a tecnologia que propõe interconectar todos os dispositivos, equipamentos e coisas que utilizamos no dia a dia através de uma rede global de comunicação, criando, entre outras possibilidades, equipamentos, carros, casas, fábricas e cidades inteligentes.    

Um estudo do McKinsey Global Institute estima que o impacto de IoT na economia global será de 4% a 11% do produto interno bruto do planeta em 2025 (portanto, entre 3,9 e 11,1 trilhões de dólares).  Todo o impacto econômico projetado se deve ao fato da IoT estar diretamente relacionada com a Indústria 4.0. Portanto, existe toda uma urgência e necessidade de discutirmos sobre IoT e Indústria 4.0 e, fundamentalmente, propor cursos para a formação de profissionais para que possam sustentar o desenvolvimento tecnológico e inovação que essa área tecnológica demandará nos próximos anos. 

O novo curso está previsto para iniciar turmas já a partir do ano que vem e também será um curso técnico integrado ao ensino médio, portanto, voltado para quem terminou o ensino básico fundamental.



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página