Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Dia do Tecnólogo: Rede Federal forma profissionais em todo o Brasil
Início do conteúdo da página
Notícias

Dia do Tecnólogo: Rede Federal forma profissionais em todo o Brasil

Data é comemorada no dia 6 de outubro. Em 2018, foram ofertados 735 cursos superiores de Tecnologia pela Rede Federal

  • Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 06/10/2019 às 12:00
  • Última modificação 10/10/2019 às 10:28
Dia do Tecnólogo
Dia do Tecnólogo
Crédito: Assessoria de Comunicação do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - Conif

Seis de outubro é o Dia do Tecnólogo. De acordo com a Plataforma Nilo Peçanha (PNP), só em 2018, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica ofertou 735 Cursos Superiores de Tecnologia em todo o Brasil, efetivou 85.116 matrículas, recebeu 23.895 ingressantes e formou 6.769 profissionais nessa modalidade. Os números demonstram a busca de jovens e adultos por essa formação que une habilidade técnica, ciência e tecnologia.

A coordenadora da Câmara de Ensino do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e reitora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Maria Leopoldina Veras Camelo, explica que a formação do tecnólogo é predominantemente prática, com menos teoria, e focada no atendimento ao mundo do trabalho.

“Os eixos tecnológicos e a oferta de vagas na Rede Federal estão diretamente relacionados à necessidade da demanda. Justamente porque os cursos têm duração reduzida, de dois a três anos, esses profissionais chegam ao mercado de trabalho mais rápido”, afirma Leopoldina, que também destaca o interesse dos setores da economia e a boa empregabilidade dos concluintes.

Foi a partir da especificidade da matriz curricular e da profunda imersão na área de estudo que o tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação Ewerton Luis Souza Leal, 26 anos, cresceu profissionalmente. Graduado pelo campus Floresta do IF Sertão-PE, antes mesmo de se formar, foi contratado por uma provedora de internet para o cargo de Auxiliar de Apoio ao Usuário de Informática e, em seis meses, promovido a Analista de Network Operation Center. Com apenas oito meses de trabalho, ele recebeu uma nova promoção, tornando-se supervisor-geral do escritório em Floresta. A empresa está implantada em mais de 20 cidades na região do Vale do São Francisco.

“O curso prepara para o mercado, mas a organização e a iniciativa dependem de cada um. Desde sempre, busco ser proativo, enxergar soluções e trabalhar com metas. Essa é a mensagem que deixo para todos os estudantes”, pontua Ewerton, que completou dois anos de casa em agosto e, para aperfeiçoar o desempenho na carreira, está se preparando para iniciar uma pós-graduação em Gestão de Processos de Negócios.

Oportunidade – A Rede Federal dispõe de todas as ferramentas necessárias para a formação desses profissionais, abrindo novos horizontes em diversas áreas. Os eixos tecnológicos dos cursos ofertados estão previstos no Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia do Ministério da Educação (MEC). São eles: Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Produção Industrial, Recursos Naturais, Segurança, e Turismo, Hospitalidade e Lazer.

Fonte: http://portal.conif.org.br/br/component/content/article/84-ultimas-noticias/3033-dia-do-tecnologo-rede-federal-forma-profissionais-em-todo-o-brasil?Itemid=609



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página