Perguntas frequentes

1 - Qual a função do Ouvidor?

O Ouvidor é um profissional que tem a missão de facilitar a comunicação e o relacionamento entre o IFTM e todos aqueles que procuram pelos nossos serviços em educação.

A sua função é defender os cidadãos(ãs) cujos direitos foram prejudicados ou ameaçados por atos da administração pública.


2 - A quem a Ouvidoria do IFTM atende?

Pais e mães dos alunos(as), alunos(as), os próprios servidores(as), os fornecedores(as), os futuros alunos(as), os ex-alunos(as), enfim toda Comunidade (interna e externa).


3 - Como se comunicar com o Ouvidor do IFTM?

  • Pessoalmente
  • Por telefone: (34) 3326-1174
  • Por carta: endereçá-la para: Ouvidor IFTM- Av. Doutor Randolfo Borges Júnior n. 2900 – Univerdecidade – CEP: 38.064-300 Uberaba-MG
  • Por e-mail: ouvidoria@iftm.edu.br

4 - O Ouvidor tem poder de decisão?

Não. Ele tem poder de persuasão, isto é, de convencimento. Ele vai conversar com a Diretoria do IFTM ou com a Chefia ou com o Servidor diretamente responsável pela questão em destaque. Recomendará uma reformulação dos posicionamentos, persuadindo aqueles que exercem as tomadas de decisões, sempre que houver prejuízo ou constrangimento para o interessado. O Ouvidor tem o apoio total da Direção do IFTM e tem livre trânsito no âmbito institucional e prioridade de resposta nas questões burocráticas.


5 - A Comunicação que faço ao Ouvidor é pública ou reservada?

Toda comunicação deve ser assinada e ela é de caráter reservado podendo somente ser requisitada mediante ordem judicial (se for o caso).


6 - Como foi decidida a criação da Ouvidoria no IFTM?

Mediante amplo debate interno, quando ainda se chamava CEFET Uberaba em 2006 e após uma consulta aos Servidores(as) e Alunos(as) obtivemos o seguinte resultados:

  • 399 Votos SIM (a favor da criação da figura Ombusdman / Ouvidor) e 9 Votos NÃO
  • 240 Votos SIM (a favor do termo Ouvidor e 148 Votos a favor do termo Ombusdman)
Obs.: Tivemos votos brancos e votos unicamente em a) ou em b).


7- Quais os objetivos da Ouvidoria ?

  • Facilitar o acesso das pessoas à administração do IFTM. Somos uma Instituição Pública de Ensino, portanto financiada com os impostos pagos pela sociedade; nada mais justo que os cidadãos(ãs) opinem, reclamem e solicitem a atenção para a solução de seus problemas.
  • Facilitar o diálogo tornando mais fácil e democrático apresentar sugestões contribuindo para a tomada de decisões pela Direção do IFTM, visando o bom atendimento à Comunidade, pois o que é construído coletivamente é mais justo e mais eficaz.
  • Exercer o Controle Social - o Brasil está se modernizando socialmente e quando o povo tem voz ativa e mais participação, há menos riscos de "erros" administrativos, econômicos e /ou sociais.
  • Tornar prática a aplicação do conceito de Cidadania. Queremos que nesta Instituição todos se sintam interessados e responsáveis pelos destinos do IFTM.
  • Desejamos que nos preparemos adequadamente para aplicarmos em nosso IFTM o moderno conceito de "ACCOUNTABILITY" que expressa o fato de que cada um dos servidores(as) tem a capacidade de prestar contas à Comunidade assumindo responsabilidade sobre seus atos e zelando criteriosamente pelo uso de recursos do povo brasileiro.