Logo Sepit IFTM
Logo IFTM
Pesquisa de anais

Apresentação


O Seminário de Pesquisa e Inovação Tecnológica (SePIT) é uma ação do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFTM em conjunto com a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação que será realizado nos dias 22 e 23 de novembro em Patos de Minas.

O SePIT tem como objetivo oportunizar a divulgação e socialização dos resultados de estudos de programas e projetos de pesquisa, iniciação tecnológica e inovação reunindo pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados da comunidade interna ou externa ao IFTM, além de palestras e outras atividades nas áreas de Ciências Humanas e Sociais, Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra e Ciências Biológicas. A socialização de projetos e programas de pesquisa se dará por meio de apresentação em dois formatos: Projetos de Pesquisa e Inovação e Mostra de Projetos Inovadores . O evento é aberto à comunidade científica interna e externa ao IFTM.

As inscrições são abertas a pesquisadores, estudantes do ensino médio, graduação e pós-graduação, professores do IFTM e de outras IES – Instituições de Ensino Superior.


Cronograma

Atividade Data
Publicação do Edital 22/09/2023
Impugnação do edital 25 e 26/09/2023
Pré-Inscrição e envio dos resumos 25/09 a 25/10/2023
Publicação da lista de trabalhos inscritos 26/10/2023
Avaliação dos resumos 27/10 a 02/11/2023
Período para ajustes e formatação dos resumos 03/11 a 07/11/2023
Homologação e lista dos trabalhos aprovados para apresentação 08/11/2023
Recursos 09 a 10/11/2023
Resultado final 13/11/2023
Inscrições definitivas 14/10/2023
Apresentação dos trabalhos de acordo com a modalidade 22/11 e 23/11/2023
Divulgação dos trabalhos destaques 23/11/2023

Programação do evento


Dia 22/11/2023 Dia 23/11/2023
Manhã Manhã
8h30 - Credenciamento - Hall Entrada
9h – 9h30 - Abertura e participação Ludmila Falcão (Deputada estadual) - Auditório
9h30 – 10h15 - Apresentação Cultural - Auditório
10h15 - 10h30 - Entrega de Medalhas do JIF
10h30 – 11h30 - Palestra Possibilidades e desafios da Inteligência Artificial. Ministrante: Tiago Reis (Engenheiro de Software no Google) - Auditório
12h - Almoço
8h - 9h - Lançamento do Portal Integra (integra.iftm.edu.br); Lançamento do Livro: "Diário de Chico Bala: etnografias de uma história de vida" e; Apresentação Cultural Grupo de dança Metamorfose / IFTM Campus Patos de Minas
9h - 11h30 - Apresentação de trabalhos do XIII SIN (BIC Jr FAPEMIG, Bic Jr IFTM)
9h - 11h30 - SEPIT (Mostra de Projetos de Inovação) - saguão
8h - 12h - Oficinas (Link para inscrições)
12h - 13h - Almoço e Apresentação cultural do Grupo Réu Primário / IFTM Campus Patos de Minas
Tarde Tarde
12h30 -13h - Fixação dos pôsteres - Quadra
13h - 16h30 - Apresentação de trabalhos do XIII SIN (Graduação - PIBIC CNPq; PIBIC IFTM; PIBIC FAPEMIG; PIBITI) - Quadra
13h - 18h - Workshop EMBRAPII - IFTM de inovação com os representantes de empresas e de ICTs da cidade e da região de Patos de Minas - Sala 4
14h - 17h - Oficinas (Link para inscrições) - Salas 1 a 6
13h - 15h30 - Apresentação de trabalhos do XIII SIN (PIBIC EM CNPq; PIVIC EM)
14h - 15h30 - Oficinas (Link para inscrições)
Noite Exposições permanentes durante o evento
18h - 18h30 - Apresentação artística do conservatório de música de Patos de Minas - Auditório
18h30 - 21h – Apresentação de trabalhos do XIII SIN (PIVIC - Graduação) - Quadra
18h30 - 21h - SEPIT (Projetos de Pesquisa) - Quadra
19:30h - 21h - Oficinas (Link para inscrições)
• "Chico Bala no Mundo das Artes Plásticas". Autor: Francisco Buiatte / Coordenador do Projeto: Professor Dr. Marcio Bonesso (IFTM Campus Uberlândia Centro).
• "Quilombo Itinerante". Organizadores: Marcia Xavier/ Teófilo Arvelos (IFTM Campus Patos de Minas)

Pré-Inscrição e envio dos resumos


Faça sua pré-inscrição e submeta em: V SEPIT - Submissão de Trabalhos

Acesse a lista dos trabalhos submetidos


Normas para resumo e pôster

NORMAS PARA PREPARO DO RESUMO

  • O documento deverá ser escrito em português, de uma a duas páginas tamanho A4 com margens superior e inferior 2,5 cm; esquerda e direita de 3,0 cm.
  • Título: centralizado; maiúsculo, negrito; tamanho 14; letra no formato Calibri; espaçamento simples entre linhas.
  • Autores: Os nomes dos autores deverão ser apresentados por extenso, centralizados; negrito; separados por ponto e vírgula, fonte calibri tamanho 12; com numeração para identificação a ser realizada logo abaixo dos nomes dos autores, conforme modelo disponibilizado (neste caso a escrita será com letra arial de tamanho 9); espaçamento simples entre linhas; o primeiro autor será o apresentador do trabalho. No caso de algum impedimento da presença do apresentador, algum coautor deverá apresentar o trabalho..
  • Resumo: letra no formato Calibri; tamanho 12; espaçamento simples, texto justificado. O resumo deve conter descrição do projeto, produto e/ou processo, destacando seu grau de inovação, objetivo(s) da pesquisa (breve introdução sobre o trabalho); fundamentação teórica; metodologia da pesquisa (relato da metodologia utilizada de forma concisa e clara); e apresentação da síntese dos resultados alcançados, destacando o estágio de desenvolvimento do produto, processo e/ou serviço, bem como o seu impacto, ou, se for o caso, as conclusões do trabalho.
  • Não serão aceitos resumos com simples descrição de projeto. Não será permitida a inserção de qualquer tipo de figura no corpo do resumo ou fora dele.
  • Realizar rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa.
  • Palavras-chave: devem conter de 3 a 5 palavras-chave; em ordem alfabética, letra no formato Calibri; tamanho 12; separadas por ponto e espaçamento de 1,5 entre linhas. O nome "Palavras-chave" deve estar em negrito.
  • Agradecimentos: à instituição de ensino e/ou à agência de fomento que financiou o estudo, se for o caso. (Exemplo: Fomento externo (ex: CNPq) ou interno (IFTM)). Deverá ser conciso após as palavras-chave.
  • Todo o documento incluindo título, autores, resumo, palavras-chave e agradecimentos, não deve exceder duas páginas . O documento deve ser gerado e enviado em formato (extensão).pdf e não conter mais de 2 MB.
  • Template (.docx)

NORMAS PARA CONFECÇÃO DO PÔSTER

  • Cada pôster deverá ser preparado e impresso pelo(s) autor(es) do trabalho.
  • Deverá conter: título, nome e identificação dos autores, introdução, objetivos, material e métodos, resultados e discussão, conclusões e referências.
  • No rodapé do pôster, próximo à área destinada às logomarcas dos órgãos que apoiam o evento, há um espaço para que estudante e orientador coloquem logomarca a sua escolha como exemplo do campus de origem, de outros órgãos de fomento (ex.: PET, EMBRAPA, EPAMIG e outros).
  • O pôster tem tamanho final de 80 cm de largura x 120 cm de altura.
  • O título e subtítulo (Introdução, Material e Métodos e outros) deverão ser escritos na cor verde (conforme modelo) no formato "Arial", em negrito. O título em maiúsculo e o subtítulo em minúsculo.
  • O tamanho da letra do título deverá ser de 76 e subtítulos 68.
  • Nome dos autores escritos por extenso, de cor preta, centralizado e com identificação abaixo. O tamanho da letra é de 52 no formato Arial e em negrito; a identificação dos autores dever ter tamanho 35 e formato Arial alinhado à esquerda. O nome do autor apresentador deverá ser sublinhado.
  • O texto deverá ser de tamanho 36 e formato Arial com espaçamento simples entre linhas.
  • O conteúdo dos textos bem como as figuras, inclusive quantidade, disponibilizadas no modelo do Pôster são apenas ilustrativos.
  • Modelo de pôster V SEPIT PPT (.pptx)
  • Modelo de pôster V SEPIT PDF (.pdf)

Orientações para apresentações

Sessão I:

  • O pôster deverá ser confeccionado de acordo com as normas específicas constantes no modelo que será disponibilizado na página do evento.
  • Não será permitida a apresentação de pôster que esteja fora do padrão determinado para o evento.
  • O(s) autor(es) deverá (ão) comparecer no local de apresentação, no horário descrito na programação para a fixação do pôster
  • O(s) autor(es) deverá (ão) permanecer junto ao pôster no horário descrito na programação para que sejam realizadas apresentações aos participantes do evento e aos avaliadores.
  • A retirada do pôster é de responsabilidade do autor/autores.
  • Nos pôsteres deverão vir as logos das agências de fomentos, se bolsistas, e com agradecimentos.

Sessão II:

  • A comissão organizadora fornecerá espaço para apresentação com mesa e cadeira, sendo que, qualquer outra estrutura necessária deverá ser declarada no ato da submissão e será avaliada a possibilidade do fornecimento pela comissão organizadora. A comissão informará ao autor por e-mail.
  • Caso a exposição, construção, montagem, manuseio, demonstração ou experimentação necessite de um espaço amplo e/ou área livre, os apresentadores deverão adotar soluções alternativas que se adequem ao espaço disponibilizado (maquetes, fotografias ou vídeos).
  • O produto ou protótipo poderá ser exposto, construído, montado ou manuseado.
  • O processo ou serviço poderá ser demonstrado ou experimentado.
  • Não se permitirá a presença de organismos vivos ou produtos químicos que oferecem perigos físicos concretos, podendo agir como inflamáveis, combustíveis, corrosivos, explosivos, pirofóricos (que se inflamam espontaneamente, em contato com o ar), oxidantes, formadores de peróxidos, criogênicos ou reativos em meios aquáticos ou quando em contato com a atmosfera.
  • Não se permitirá o manuseio de substâncias e materiais perigosos, como venenos, drogas ilícitas, materiais inflamáveis ou bélicos.

Homologação das inscrições

Homoloação das inscrições do V SEPIT (.pdf)


Destaques do V SEPIT

Trabalhos destaques do V SEPIT (.pdf)


Edital

Todas as disposições sobre o evento você encontra no Edital.


Comissão Organizadora

Comissão designada pela Portaria nº 806 de 21 de junho de 2023, composta pelos seguintes membros:

KETY ROSA DE BARROS CAPARELLI
CAROLINA PIMENTA MOTA
GUSTAVO FINHOLDT
LETÍCIA VIEIRA CASTEJON
OLIVAR GONÇALVES BORGES
WANESSA DE SOUSA GOBBO VIEIRA

Bolsistas NIT:
LUANA ELDA PEREIRA
RENATA CARDOSO FERNANDES
SONIA REGINA JORGE DA SILVA


Edições anteriores



Contato


Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT/IFTM

  • sepit@iftm.edu.br e/ou nit@iftm.edu.br