Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Certificações ENCCEJA / ENEM
Início do conteúdo da página

Certificações ENCCEJA / ENEM

Por SIC IFTM | publicado 19/08/2014 09h56 | última modificação 13/11/2018 14h11

Página com informações da Certificação do Ensino Médio.

Resolução nº 9/2018 (.pdf) – Dispõe sobre aprovação das normas para Certificação no Nível de Conclusão do Ensino Médio com base no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA – no âmbito do IFTM

Boletins

Perguntas Frequentes

Fiz o ENCCEJA 2017 e alcancei a pontuação mínima exigida no Edital º 43. Posso ser certificado?

Sim, você pode ser certificado. Para isso, além de ter alcançado, no mínimo 100 (cem) pontos em cada área e no mínimo 5 (cinco) pontos em Redação, você deverá, no ato de sua inscrição, ter indicado um dos campi do IFTM como unidade certificadora.


Fiz o ENCCEJA 2017, mas alcancei pontuação mínima em apenas alguns conteúdos, o que devo fazer?

Aquelas áreas em que você conseguiu a pontuação exigida, dão direito a uma declaração de proficiência específica.

O único detalhe neste sentido é que para a área Linguagem Códigos e suas Tecnologias e para a Redação, você só poderá requerer a Declaração de Proficiência caso tenha alcançado pontuação exigida em ambas, no mesmo exame.


Se eu conseguir pontuação mínima em Linguagem, Códigos e suas Tecnologias e em Redação, que são interdependentes, e em mais duas outras áreas, posso ser certificado, já que me faltou apenas uma área a vencer?

Não, você só pode ser certificado se alcançar pontuação mínima em todas as 4 (quatro) áreas e na Redação.

No caso de não alcançar pontuação em tudo, você poderá receber apenas uma declaração de proficiência naquelas quatro áreas e, no próximo ano, tentar alcançar a pontuação específica na área que você não conseguiu vencer no ENCCEJA 2017.


O que faço com a Declaração de Proficiência?

A declaração deverá ser guardada para que, caso nos próximos anos você consiga a pontuação necessária na área que faltou ou nas áreas que faltaram, você venha requerer a declaração de proficiência desta ou destas outras áreas e, de posse de declarações de proficiências que abranjam as 4 (quatro) áreas e a redação, você possa requerer a certificação do ensino médio.


Os resultados do ENEM que fiz antes de 2017 podem ser juntados aos resultados do ENCCEJA 2017?

Sim. Você pode requerer declarações de proficiência das áreas do ENEM nas quais você alcançou a pontuação mínima necessária e, de posse delas e de proficiências no ENCCEJA 2017, requerer a certificação completa, desde que você feche, juntando ambos, as 4 (quatro) áreas e a redação.

Lembrando que as notas da Redação e da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias são interdependentes e devem ter sido alcançadas em um mesmo ano, em uma mesma prova.


Posso pegar resultados de dois anos de ENEM e um resultado do ENCCEJA ou o contrário?

Sim, desde que juntos somem resultados positivos nas 4 (quatro) áreas e na redação, o habilitarão à certificação, apresentando as respectivas declarações de proficiência nas áreas específicas.


Posso juntar os resultados do ENEM (2009 a 2016) e do ENCCEJA (2017) com os resultados obtidos em exames supletivos que tenha realizado no EJA, PROEJA, CESEC ou quaisquer outros exames relacionados à Secretaria de Estado da Educação?

Sim e não.

Sim, porque é plenamente possível você juntar resultados de alguns exames que são oferecidos pelas Secretarias de Estado da Educação com os resultados do ENEM (2009 a 2016) e do ENCCEJA/2017.

Não porque, caso você queira juntar estes resultados buscando certificação do ensino médio em um dos Institutos Federais de Educação, isso não será possível.

Ocorre que, nos Institutos, apenas será possível você ser Certificado plenamente no ensino médio, caso tenha obtido pontuação mínima no ENEM (2009 a 2016) ou no ENCCEJA/2017.

O IFTM só se baseia, para a certificação do ensino médio, em resultados obtidos dentro da própria instituição (alunos regulares) ou em resultados ENEM/ENCCEJA, conforme já orientamos.


O Instituto pode me certificar a partir de meus resultados positivos do ENEM (2009 a 2016) e do ENCCEJA (2017) junto a proficiências que eu já tenha recebido em quaisquer outras provas pelas quais tenho passado?

Não. Conforme já explicado, o IFTM só certifica a partir dos resultados do ENEM (2009 a 2016) ou do ENCCEJA/2017, e não está apto a aceitar quaisquer outras declarações, ainda que oficiais.


Como posso fazer para receber a certificação se eu quiser juntar resultados do ENEM (2009 a 2016) e/ou do ENCCEJA/2017 com outros resultados positivos que tenho em avaliações que realizei no nível do ensino médio?

Você deverá procurar o IFTM para obter a proficiência nas áreas em que foi aprovado no ENEM (2009 a 2016) e/ou no ENCCEJA/2017 e, de posse desta(s) proficiência(s), procurar a Secretaria de Estado da Educação que está legalmente apta a acessar os seus resultados de outras avaliações, mais os resultados dos Exames Nacionais e, a partir destes, certificá-lo no ensino médio.


Onde pego os resultados e onde fico sabendo detalhes sobre como proceder para minha certificação no ENCCEJA/2017?

Todos os resultados e todas as orientações sobre como proceder para a certificação ou a obtenção de proficiência em áreas do ensino médio são obtidas no Edital 43/INEP – ENCCEJA/2017 que pode ser acessado em buscas no Google.

Você pode entrar na página do candidato e, de posse de seu CPF e senha, em sua área do candidato, verificar suas notas.


Tenho um histórico faltando algumas matérias para as quais não consegui pontuação e, com os resultados do ENCCEJA/2017 alcancei pontuação em todas as áreas. Posso obter certificação no IFTM?

Não será no IFTM. Você deverá procurar a Secretaria de Estado da Educação de seu município para verificar esta possibilidade.

Lembre-se que o IFTM só certifica a partir dos resultados que você obtiver no ENCCEJA/2017 e/ou nos resultados do ENEM (2009 a 2016).


Há um telefone onde eu possa sanar minhas dúvidas sobre o ENCCEJA/2017 no Ministério da Educação?

Sim, você deve ligar no telefone 0800-616161.


Há um telefone onde eu possa sanar minhas dúvidas sobre o ENCCEJA/2017 no IFTM?

Você deve ligar no campus indicado como sua unidade certificadora:

Campus Endereço Contato
Ituiutaba Rua Belarmino Vilela Junqueira s.nº, Bairro Novo Tempo 2, CEP:38.305-200 Ituiutaba (MG) (34) 3271-4019
Paracatu Rodovia MG-188 – KM 167 (Ao lado da FINOM) – CEP: 38.600-000 – Paracatu (MG) (38) 3365-0300
Patrocínio Av. Líria Terezinha Lassi Capuano, n° 255 Bairro Chácara das Rosas CEP 38740-000- Patrocínio (MG) (34) 3515-2105
Uberaba Rua João Batista Ribeiro, nº 4000 – Distrito Industrial II – CEP: 38.064-790- Uberaba (MG) (34) 3319-6022
Uberlândia Fazenda Sobradinho s/n- Zona Rural – Cx. Postal 1020 CEP: 38.400-970 Uberlândia (MG) (34)3233-8811
Uberlândia Centro Rua Blanche Galassi, nº 150, Morada da Colina- CEP: 38411-104 Uberlândia (MG) (34) 3221-4820
PROEN – (34) 3326-1115

Que documentos preciso levar ao campus para requerer minha certificação ou meu (s) certificado(s) de proficiência?

  • a) Cópia do Boletim do ENCCEJA/2017;
  • b) Cópia e Original da Carteira de identidade ou outro documento de identificação com foto conforme Lei nº 12.037 de 1º de outubro de 2009; e,
  • c) Cópia e original do CPF.
  • d) Cópia e original de Certidão de Casamento ou Nascimento

Quanto eu preciso ter conseguido nas áreas de conhecimento para me considerar aprovado e poder pegar meu certificado?

Você precisa:

I. ter atingido o mínimo de 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do ENCCEJA (considerando-se que o participante desenvolveu as habilidades mínimas necessárias para obter a certificação – Edital 43/2017 – 12.3);

II. ter atingido nota igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos na redação do ENCCEJA/2017;

a) As pontuações de Redação e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, estão condicionadas uma à outra, conforme se lê no item 2.3.1 do Edital 43/2017 ENCCEJA: “No caso de [...] Linguagens e Códigos e suas Tecnologias no Ensino Médio, o participante deverá adicionalmente obter proficiência na prova de Redação para obter certificação”.


O que é uma Declaração de Proficiência?

É o documento que você receberá onde constarão as áreas nas quais você alcançou pontuação mínima para ser considerado apto a concluir o ensino médio.

Ela será emitida, caso você não consiga nota suficiente em todas as áreas e não possa ser plenamente certificado no ensino médio.

Você deverá guardá-la(s) para que possam ser apresentadas quando você prosseguir com suas tentativas de concluir o ensino médio a partir do ENCCEJA.


Preciso de uma Declaração de Proficiência para cada área caso não seja aprovado em todas as áreas?

Não. A Declaração de Proficiência poderá ser um documento único para até 3 (três) áreas sendo que, não necessariamente com resultados de um ano apenas.

Lembrando que a declaração de proficiência em Linguagens, códigos e suas tecnologias e Redação, obrigatoriamente deverá ser dada a partir das notas positivas em um só ano, obtidas em um mesmo exame.


Para o caso de seu questionamento não ter sido respondido aqui, favor enviá-lo através do formulário "Fale conosco".

Fim do conteúdo da página