Pós Graduação

Servidores do IFTM - Campus Paracatu participam de aulas de mestrado no próprio local de trabalho

Parceria entre IFTM e IFGoiano oportuniza capacitação dos servidores no Campus Paracatu.
Publicado em 26/06/2023 13:48 Atualizado em 26/06/2023 13:49
Primeira turma do PPGENEB em Paracatu
Crédito: IFTM

No dia 19 de abril de 2023 tiveram início as atividades do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino para a Educação Básica (PPGENEB) nas dependências do Campus Paracatu, fruto da parceria entre o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) - Campus Paracatu e o Instituto Federal Goiano (IFGoiano) - Campus Urutaí.

O Termo de Convênio celebrado contempla a capacitação de 10 servidores no Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica. Ao oferecer essa opção de capacitação, será possível melhorar as atividades de gestão e ensino, aprimorando os processos inerentes ao exercício da profissão na Educação Profissional, uma das categorias de educação pertencentes à Educação Básica. O mestrado possui duas linhas: Metodologias de ensino e tecnologias e Atuação docente e educação para a cidadania.

Outro ponto de destaque deste convênio é que as aulas ocorrem nas dependências do próprio IFTM - Campus Paracatu, possibilitando um acesso mais amplo a quem não teria a possibilidade de se deslocar para estudar em uma cidade próxima, já que Paracatu fica distante dos grandes centros. A aula inaugural foi conduzida pelo professor André Luís da Silva Castro na disciplina de Metodologia de Pesquisa em Ensino.

Essa ação do Campus Paracatu visa atender uma antiga demanda de seus servidores e faz parte da política do campus de qualificação e capacitação continuada de seus membros