Música Preta Brasileira

Festival de Música Preta Brasileira 2024, do IFTM Campus Uberlândia Centro, acontece no dia 20 de abril

Evento promovido pelo Neabi e pelo Coletivo Enegre-se celebra a cultura negra e terá entrada gratuita
Publicado em 22/03/2024 14:10 Atualizado em 22/03/2024 14:21
Evento é aberto a estudantes, servidores e a todos os interessados da comunidade externa
Crédito: Texto e arte por Guilherme Brasil/Jornalista IFTM Campus Uberlândia Centro

Em 2023, as chuvas atrapalharam a realização do Festival de Música Preta Brasileira (MPB), mas este ano ele está ainda mais forte e caprichado. No dia 20 de abril, o Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), abre suas portas para estudantes, servidores e comunidade externa para um dia cheio de música. E melhor, com entrada gratuita. O evento, que acontece das 16h às 22h, vai contar com apresentações musicais, artísticas e ainda vai ter opções de food truck para receber os visitantes.

Fruto de um concurso realizado em 2023, com o tema “Canto da Paz”, o Festival de Música Preta Brasileira selecionou artistas para interpretar cações em três categorias. “Intérprete Solo”, na qual artistas cantam composições de um artista negro(a) ou podem interpretar suas próprias músicas se forem negros(as); categoria “Banda”, na qual os grupos os grupos têm um vocalista negro(a) ou podem interpretar uma música composta por artistas negros e também a  categoria “Turma”, que abriu espaço para que grupos de alunos do IFTM Uberlândia Centro, representando uma turma da unidade, interpretassem músicas de compositores negros.

Os selecionados vão agora, no dia 20 de abril, subir ao palco para colocar o talento à mostra. Eles vão subir ao palco para interpretar suas canções e o vencedor de cada categoria vai receber uma premiação de R$ 500 para o vencedor. Os artistas serão selecionados por uma comissão julgadora que vai avaliar critérios como afinação, ritmo e desenvoltura de palco. Não caberá recurso quanto à classificação no Festival de Música.

Organizado a partir de uma parceria entre Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e o Coletivo de estudantes Enegre-se, o Festival MPB tem por objetivo celebrar e promover a arte e a música produzida por artistas negros e a cultura afro-brasileira. A lista de participantes e as canções a serem intepretadas ainda vão ser divulgadas, assim como a atividade cultural.

“O Festival reforça o trabalho que a gente vem fazendo no Campus de torná-lo um lugar antirracista, com pessoas acolhedoras, que sabem entender a realidade do racismo estrutural e pensar em soluções e alternativas. O Festival, nesse sentido, é fundamental para sensibilizara as pessoas e trazê-las para essa discussão. Outro sentido importante é de fazer parte do Neabi, que tem tentado de várias maneiras criar espaços para criar espaços para discutir o racismo, o respeito e acolhimento, questões muito caras para nós. Para além de tudo isso, ainda tem a questão de ser algo muito sensível para os estudantes, fazer um festival de música que trata de coisas que são tão legais para eles e os afeta em caráter pessoal. O Festival MPB então tem muitas dimensões muito ricas e eu fico muito feliz de estar participando da construção no nosso 1º Festival de Música Preta Brasileira”, afirma o presidente do Neabi do Campus Uberlândia Centro, Fabrício Gomes Peixoto.

Nova data

A seleção dos artistas para o Festival aconteceu em 2023 e a previsão era de que as apresentações tivessem ocorrido ainda no ano passado. Originalmente marcado para o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o Festival MPB teve de ser cancelado em virtude das fortes chuvas que ocorreram em Uberlândia na ocasião.