IFTM abre novas seleções em programa de Mobilidade Internacional

Projeto BarçaOceania levará estudantes da instituição para intercâmbio na Espanha ou Nova Zelândia. Inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 30 de abril por meio de envio de documentação para a Coordenação do Centro de Idiomas
Publicado em 01/04/2024 11:50 Atualizado em 01/04/2024 11:59
Imagem retangular divida ao meio onde vemos duas fotos: uma de Barcelona, na Espanha e uma de Auckland, na Nova Zelândia, juntamente com as bandeiras dos respectivos países.

A Internacionalização no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro está a todo vapor. Depois de ofertar vagas para intercâmbio na França, a instituição abre nova seleção para seus estudantes, agora com foco na Espanha e Nova Zelândia.

É o projeto BarçaOceania, destinado a selecionar 4 estudantes devidamente matriculados em quaisquer cursos do IFTM com comprovação de frequência nas aulas. No intercâmbio cultural, os discentes farão um curso de duas semanas de espanhol, para os que selecionarem a Espanha como destino (Barcelona) ou de inglês, para os optantes pela Nova Zelândia (Auckland). Além do curso, estão previstas atividades culturais no contra turno das aulas.

O 1º colocado no processo seletivo terá direito a uma bolsa de estudos no valor de R$30.000 (trinta mil reais) para cobrir diversas despesas como: autorização para viagem de menor desacompanhado (quando exigida); passagens áreas e terrestres; seguro; pagamento de curso de idiomas, aquisição de uniforme, taxa de passaporte e aeroportuárias, alojamento e manutenção (alimentação, higiene pessoal e transporte público) durante o período em que estiverem no exterior. Já o 2º classificado, receberá uma bolsa no valor de R$28.000 (vinte e oito mil reais). Já o 3º e 4º classificados não farão jus ao auxílio, cabendo a eles arcar com todas as despesas, previstas em torno de R$30.000 (trinta mil reais).

Neste Edital, as vagas serão preenchidas respeitando-se o limite de um(a) estudante selecionado(a) com bolsa por campus para as primeiras 2 (duas) vagas. Em caso de não haver estudantes classificados (as) de campi diferentes para as primeiras duas vagas com bolsa, poderá ser convocado mais de um estudante do mesmo campus de acordo com as classificações. Se houver dois ou mais classificados de um mesmo campus, nas duas primeiras colocações, será considerado selecionado o que obtiver maior pontuação. Essa determinação não se aplica aos estudantes selecionados sem bolsa, que podem ser de qualquer campus do IFTM.

Podem participar do processo seletivo alunos regularmente matriculados em um dos cursos regulares ofertados pelo IFTM (cursos técnicos de nível médio, cursos da educação superior e pós-graduação), e com frequência regular comprovada por declaração do Coordenador do Curso ou documento oficial expedido pela CRCA, em que reste clara a frequência do estudante.

É importante salientar que os estudantes que estão no último período de um curso, considerados “concluintes” em 2024-1, não são elegíveis a este processo, pois os classificados deverão continuar a ter vínculo com o IFTM ao seu retorno e, portanto, dar continuidade ao seu curso. Isso implica afirmar que os selecionados precisam ter ao menos mais um período letivo completo a cursar. E, por considerar o desempenho acadêmico anterior à seleção, estudantes em seu primeiro período de vínculo com o IFTM, ou seja, 1º ano do curso técnico de nível médio ou 1º período do curso de graduação ou pós-graduação também não são elegíveis às vagas.

Inscrições

As inscrições seguem abertas até o dia 30 de abril por meio de envio da documentação descrita no edital para o e-mail da Coordenação Geral do Centro de Idiomas do IFTM (selecaointernacional@iftm.edu.br), sendo obrigatória a digitalização em PDF de todos os documentos solicitados. Toda a documentação deve ser enviada em e-mail único. Inscrições realizadas em mais de um e-mail serão desconsideradas. No momento da inscrição, os candidatos devem optar pelo país no qual gostariam de realizar o intercâmbio: Espanha ou Nova Zelândia.

Forma de seleção

Serão diversos os critérios avaliados: socioeconômicos e acadêmicos. Em relação ao primeiro, os estudantes deverão comprovar a renda por pessoa da família, sendo que aqueles que possuírem comprovadamente tal renda de até R$649,00, receberão 40 pontos na avaliação. Em relação aos critérios acadêmicos, serão levadas em consideração a média de notas escolares, a participação em projetos de pesquisa e extensão no IFTM, entre outros. A pontuação máxima que pode ser atingida é de 190.

Resultados

O IFTM divulgará o resultado preliminar a partir de 04 de junho e o resultado final no dia 10 de junho de 2024 na página Mobilidade e Intercâmbio do IFTM. O prazo para a interposição de recurso on-line pelo candidato é de 48 horas após a divulgação do resultado preliminar.

Embarque

O embarque dos intercambistas está previsto para ocorrer no dia 3 de outubro e as atividades iniciam-se no dia 7 de outubro. O retorno ao Brasil está previsto para o dia 19 de outubro.

Para saber todos os requisitos exigidos, os critérios de seleção, a documentação obrigatória e demais informações do processo seletivo, leia o edital na página de Mobilidade e Intercâmbio do IFTM.