COMUNICADO OFICIAL

Nota oficial com esclarecimentos sobre a greve de servidores no IFTM

Entidade sindical aponta início da greve para os dias 8 e 9 de abril em unidades do IFTM. O impacto nos serviços será avaliado durante o movimento em cada campus.
Publicado em 05/04/2024 12:00 Atualizado em 05/04/2024 15:01
Imagem com fundo verde, com os dizeres
Imagem com fundo verde, com os dizeres "Comunicado Oficial" em branco
Crédito: Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IFTM

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) informa que recebeu notificação do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), entidade sindical que representa os servidores técnico-administrativos e docentes do IFTM, sobre a decisão de deflagração de greve a partir da próxima semana. Segundo o comunicado, a greve terá início a partir de 8 de abril nos campi  Ituiutaba, Paracatu, Patrocínio, Uberlândia e Uberlândia Centro e no dia 9 de abril nos campi Uberaba, Uberaba Parque Tecnológico e Reitoria.

Como uma instituição que preza pela democracia, pela participação cidadã e pela liberdade, o IFTM entende que a greve é um direito do servidor. As demandas não são apenas dos servidores do IFTM, mas comuns a todas as instituições educacionais federais do país e suas resoluções são negociadas em âmbito nacional, diretamente com o Governo Federal. Na esfera regional, a gestão do IFTM atua pautada no diálogo para garantir que as informações circulem de maneira adequada para a toda comunidade acadêmica e escolar.

A adesão à greve é uma escolha individual do servidor e o impacto real dos serviços afetados será verificado ao longo do andamento do movimento grevista em cada campus. Eventuais alterações no calendário acadêmico dos campi serão discutidas entre Reitoria, gestões locais e comitês de greve em caso de necessidade e em momento oportuno, após a aprovação dos colegiados.

Recomendamos aos estudantes e/ou responsáveis que mantenham contato com as coordenações de cursos e estejam atentos aos comunicados divulgados no site e nas redes sociais do IFTM.

A gestão do IFTM ressalta a relevância das pautas defendidas pelas categorias, que refletem a busca por uma reestruturação justa e necessária das carreiras dos Técnico-Administrativos em Educação (TAE), dos Professores de Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) e a luta por recomposição orçamentária das Instituições Federais de Ensino, pois entende que o investimento na educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade socialmente referenciada, praticada nos Institutos Federais, passa, sobretudo, pela valorização dos servidores.

A gestão do IFTM também manterá diálogo aberto e contínuo com o comando de greve com vistas a minimizar possíveis impactos e buscar soluções que atendam às demandas dos servidores, mantendo seu compromisso com a educação de qualidade.