Medalhas de ouro e prata são conquistadas por alunos do IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Um dos alunos também ganhou medalha de ouro na Mostra Brasileira de Foguetes Virtuais
Publicado em 16/12/2020 00:00 Atualizado em 27/07/2022 11:14
Medalhistas da OBA e MOBFOG

Dois alunos do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico foram medalhistas na 23ª Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na 14ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), eventos realizados anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

O aluno Gustavo Moura Scarenci de Carvalho Ferreira, do terceiro ano do Curso Técnico em Computação Gráfica Integrado ao Ensino Médio, recebeu medalha de ouro na OBA e o aluno Yuri Fernandes de Oliveira, do terceiro ano do Curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio, conquistou ouro na MOBFOG Virtual e prata na OBA.

Na prova da OBA de nível 4, para alunos do terceiro ano do ensino médio, categoria dos nossos alunos, a distribuição de medalhas obedeceu a seguinte divisão:  medalha de ouro para notas entre 8,81 e 10; medalha de prata para notas entre 7,55 e 8,80 e bronze para as notas entre 6,60 e 7,54.

Já a distribuição de medalhas para o alcance dos Foguetes Virtuais da MOBFOG está no intervalo de: acima de 473m, medalha de ouro; entre 364m e 472m, medalha de prata e até 363m, medalha de bronze.

O professor de controle e automação, Bruno Rodrigues, que fez a inscrição dos alunos nos eventos, salientou que essa é uma atividade extraclasse e que o desempenho dos alunos é devido a habilidade individual de cada um deles, além da dedicação aos estudos. “E isso enaltece ainda mais a conquista deles”, finaliza Bruno.

Com essa conquista, os dois alunos foram convidados a participar da seletiva que definirá a equipe que representará o Brasil em três Olimpíadas Internacionais de Astronomia em 2021: International Olympiad of Astronomy and Astrophysics (IOAA), Global e-Competition of Astronomy and Astrophysics (GeCAA) e Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).

Essa seletiva, que é para os medalhistas do país inteiro, é composta de 4 fases, onde serão realizadas provas que vão aumentando em dificuldade a cada fase. Se ficarem entre os 40 melhores classificados, entram para equipe e começam o treinamento específico para as Olimpíadas Internacionais.

Sobre a OBA e a MOBFOG

A Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é realizada entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A OBA e a MOBFOG têm por objetivo fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins e promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.

Devido à pandemia a OBA foi realizada de forma virtual, nos dias 12 e 13 de novembro, em uma única fase, onde foi aplicada uma prova de 10 questões, sendo 7 de Astronomia e 3 de Astronáutica.

A MOBFOG pode ser realizada na forma presencial, porém, também foi criada uma categoria de foguete virtual. Na forma presencial, os alunos lançaram o seu foguete na presença de um adulto que fez a medida da distância entre o ponto de partida e a parada do foguete e passou esta distância para o professor responsável na escola onde o aluno estuda. Já o foguete virtual foi projetado pelo aluno usando o software OPENROCKET.INFO, seguindo regras impostas pela organização, para que alcançasse o maior apogeu (altura vertical) possível.

O resultado das competições foi divulgado no dia 11 de dezembro.

Para saber mais sobre a Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e a Mostra Brasileira de Foguetes, acesse o site da OBA.