Medalhista

Estudante do IFTM Campus Ituiutaba conquista medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências 2023

Maria Clara de Souza Nascimento, estudante do curso Técnico Integrado em Química, alcançou a medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), destacando-se pela excelência e comprometimento. A competição, promovida pela Universidade Federal do Piauí e apoiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação, estimula o interesse em diversas áreas científicas. Com mais de 4 milhões de participantes em 2023, a ONC busca fortalecer o interesse científico dos estudantes, contribuindo para sua formação acadêmica e desenvolvimento do conhecimento. As inscrições para 2024 estarão abertas de 01º de abril a 10 de agosto.
Publicado em 11/03/2024 16:50 Atualizado em 11/03/2024 16:50
Estão na foto a esquerda para direita: a pedagoga do curso, Edneia Rissa, a Coordenadora-geral de Ensino, Pesquisa e Extensão, Dayane Fonseca, o Coordenador da ONC no campus, João Batista, a aluna do curso Técnico Integrado em Química, Maria Clara de Souza Nascimento, o Coordenador do Curso Técnico de Química, Diesley Martins e o Diretor-geral, Jacson Ferreira,
Crédito: Jacson Ferreira

O resultado da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) foi divulgado no final do ano passado. Maria Clara de Souza Nascimento, aluna do curso Técnico Integrado em Química, se destacou na ONC ao conquistar a medalha de ouro. Sua conquista é um marco não apenas para ela, mas também para a instituição, demonstrando excelência e comprometimento.

Organizada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e apoiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação (MCTI), a ONC é um evento técnico/científico que visa estimular o interesse em áreas como Astronomia, Biologia, Física, História e Química. A competição do conhecimento é disputada em duas fases. Na primeira, que ocorreu em agosto, os estudantes fizeram uma prova online com 20 questões objetivas das áreas de Astronomia, Biologia, Física, História e Química. Já a segunda fase aconteceu em setembro, também de forma online, foi composta por 10 questões discursivas nas mesmas áreas.

Maria Clara compartilhou sua experiência: "A participação na Olímpiada Nacional de Ciências foi muito boa. Foi uma oportunidade única para colocar em prática meus conhecimentos. Essa experiência foi fundamental para meu crescimento acadêmico e pessoal".

Após o recebimento da medalha de ouro da ONC para o IFTM Campus Ituiutaba, houve a entrega da medalha para a estudante junto da turma dela. Participaram do momento o Diretor-geral, Jacson Ferreira, a Coordenadora-geral de Ensino, Pesquisa e Extensão, Dayane Fonseca, o Coordenador do Curso Técnico de Química, Diesley Martins, o Coordenador da ONC no campus, João Batista, e a Pedagoga do curso, Edneia Rissa.

Jacson Ferreira, Diretor-Geral do IFTM Campus Ituiutaba, parabenizou Maria Clara e incentivou outros(as) estudantes a participarem de desafios acadêmicos: "Estamos orgulhosos de Maria Clara e de sua conquista. Encorajamos nossos(as) estudantes a seguirem seu exemplo e a se envolverem em iniciativas que promovem o desenvolvimento acadêmico e a paixão pelo conhecimento".

A Olimpíada envolve estudantes do Ensino Fundamental, a partir do 6º ano, até o Ensino Médio, com participantes em todo o Brasil. Foram mais de 4 milhões de estudantes no Brasil que participaram da ONC em 2023. Os certificados para os participantes premiados já estão disponíveis no site da ONC (www.onciencias.org). A competição visa fortalecer o interesse científico dos participantes, contribuindo para a formação acadêmica e o desenvolvimento do conhecimento. Parabenizamos todos(as) os(as) estudantes pelo reconhecimento e dedicação na competição.

Para 2024, as inscrições para a ONC será de 01º de abril a 10 de agosto, sendo a primeira fase de 15 a 17 de agosto e a segunda de 12 a 13 de setembro.