Alunos do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico são medalhistas na Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais – OMIF

Mais uma vez alunos do campus conquistam medalhas em uma competição de matemática
Publicado em 25/11/2020 00:00 Atualizado em 27/07/2022 11:14
Arquivo: alunos no treinamento para competições de matemática
Crédito: Raquel Bodart

A Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) é uma competição de matemática direcionada para alunos do ensino técnico integrado ao ensino médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica. A OMIF é realizada desde de 2018 e acontece em duas etapas: a primeira na escola do candidato e a segunda em um campus da rede federal de educação profissional e tecnológica. Excepcionalmente, em 2020, devido à pandemia de Covid-19, a OMIF foi realizada virtualmente. A primeira fase foi uma prova online realiza no dia 25 de outubro e a segunda fase foi um evento, com o tema “ A Matemática está em tudo”, com palestras, minicursos, oficinas e atividades culturais, transmitidas pelo YouTube e o Google Meet.

E foi na segunda fase, realizada nos dias 20, 21 e 23 de novembro, que foi revelado o resultado da prova aplicada na primeira fase. Dentre os 5217 inscritos, apenas 60 conquistaram medalha de ouro e entre eles está o aluno Matheus Henrique Dias Cirillo, do terceiro ano do Curso de Computação Gráfica. Além dele, mais cinco alunos do campus foram destaque na olimpíada: medalhas de prata para Yuri Fernandes de Oliveira e Matheus Henrique Maia Ramos, ambos do terceiro ano do Curso de Eletrônica; medalha de bronze para Gustavo Moura Scarenci de Carvalho Ferreira, do terceiro ano do Curso de Computação Gráfica e menção honrosa para Ana Clara Rocha Ribeiro, do terceiro ano do Curso de Computação Gráfica e Diogo Antunes Rocha Ribeiro do segundo ano do Curso de Eletrônica.

E como os alunos do campus alcançam sempre bons resultados nas competições de matemática que participam? Graças ao projeto de ensino de treinamento olímpico desenvolvido pela professora de Matemática, Raquel Bodart. “A cerca de sete anos venho desenvolvendo esse projeto com os alunos que gostam de matemática. Nos reunimos às sextas-feiras para resolver problemas de olimpíadas, problemas que são difíceis até para professores”, destaca Raquel.

Nos últimos 4 anos o treinamento conta com o apoio do PET (Programa de Educação Tutorial) do Curso de Licenciatura em Matemática da UFTM, coordenado pelo professor Rafael Peixoto. Assim, os alunos recebem o auxílio da professora Raquel, do professor Rafael e de alunos da Licenciatura em Matemática. “Durante os encontros, os alunos são divididos em grupos. Eles discutem as formas de resolver cada problema e concluem qual seria a solução mais elegante. É muito legal e divertido e, assim, eles vão se preparando para as competições. Ano passado, ganhamos primeiro e terceiro lugar na Maratona de Matemática da UFU, além de medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas Públicas (OBMEP) e várias menções honrosas”, conta com orgulho Raquel.

A professora disse, ainda, que em 2020, por causa da pandemia do coronavírus, o treinamento tem acontecido de forma virtual, principalmente através de conversas pelo grupo do WhatsApp, afim de incentivar a continuidade na resolução dos problemas e tirar dúvidas que surgirem. “E agora, com essa conquista, vemos que a distância não atrapalhou o desempenho dos alunos nas competições ”, finaliza Raquel.

Saiba mais sobre a Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais e todos os resultados no site do evento.