Pesquisa de Opinião

IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico lança pesquisa sobre implantação de novo curso técnico na unidade

O objetivo é descobrir a necessidade de instituições locais acerca da formação de novos profissionais. Interessados podem participar até 29 de maio pela internet.
Publicado em 10/05/2022 08:50 Atualizado em 27/07/2022 11:14
Compartilhe:
Compartilhe:
Pesquisa de opinião
Pesquisa de opinião
Crédito: Divulgação

Até o próximo dia 29 de maio, o IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico disponibiliza uma pesquisa para obter a opinião de empresários de Uberaba e região sobre qual curso seria mais interessante para o seu segmento de atuação.

Dentre as opções estão os cursos Técnico em Informática, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática e Técnico em Redes de Computadores, que serão realizados na modalidade integrada ao Ensino Médio.

Os resultados obtidos na pesquisa nortearão os estudos de viabilidade para que o campus possa atuar na proposta de Projeto Pedagógico do curso para ser implantado em breve.

Apesar de nomes parecidos, os cursos apresentam suas particularidades. Assim, o IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico disponibilizou no formulário de pesquisa as habilitações de cada curso – extraídas do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação (MEC) – para que os participantes conheçam um pouco do que os egressos estarão aptos a desenvolver enquanto profissionais.

No curso Técnico em Informática os alunos aprenderão a desenvolver sistemas computacionais utilizando ambiente de desenvolvimento; realizar modelagem, desenvolvimento, testes, implementação e manutenção de sistemas computacionais; modelar, construir e realizar manutenção de banco de dados; executar montagem, instalação e configuração de equipamentos de informática; executar as rotinas de monitoramento do ambiente operacional e várias outras habilidades.

Já no curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, os egressos serão capazes de realizar montagem, diagnóstico, manutenção e instalação de computadores; instalar e configurar software (sistema operacional e aplicativos) para desktop e servidores; realizar instalação e manutenção de redes de computadores; realizar manutenção preventiva e corretiva de computadores e periféricos; prestar assistência técnica aos usuários em relação à utilização dos serviços de TI e muitas outras atividades.

Se o curso implantado for o Técnico em Redes de Computadores, o mercado de trabalho receberá profissionais capacitados em instalar, configurar e operar sistemas de redes computacionais; executar cabeamento de redes industriais e comerciais; configurar e dimensionar sistemas de protocolos de redes de comunicação de equipamentos computacionais e equipamentos de produção industrial e controle comercial; monitorar o ambiente de rede e executar as rotinas pré-estabelecidas de administração de ambiente de TI; verificar a segurança da rede e a transmissão de dados, como também testar, periodicamente, a vulnerabilidade da rede em possíveis ataques, dentre outros.

Vale ressaltar que esta pesquisa é apenas um dos passos para o estudo de viabilidade, portanto, não configura um compromisso do IFTM em ofertar qualquer um dos cursos objeto desta pesquisa.

Para saber mais sobre as habilitações dos cursos e colaborar com a pesquisa, acesse o formulário e responda até o dia 29 de maio.

Compartilhe:

Notícias relacionadas