IFTM realiza pesquisa de qualidade de vida no trabalho com seus servidores

Objetivo é ouvir e conhecer suas demandas quanto ao ambiente organizacional de forma a possibilitar a promoção de políticas e ações para o desenvolvimento profissional e para a melhoria do bem-estar
Publicado em 21/11/2023 09:30 Atualizado em 21/11/2023 09:48
Imagem retangular onde vemos três fotografias de pessoas trabalhando, cada uma em uma moldura diferente com fundo e borda nas cores laranja, verde e roxo

O trabalho é um dos aspectos fundamentais da vida humana e foi se transformando ao longo dos tempos. Hoje ele muito se configura na utilização de tecnologias cada vez mais facilitadoras e interativas e também em novas relações empregatícias, inclusive envolvendo novos entendimentos de vínculos entre funcionários e empregadores.

Com a forte presença de equipamentos e máquinas modernas, atualmente as organizações, de forma geral, procuram e valorizam cada vez mais funcionários que possuem agora habilidades diferentes daquelas valorizadas no passado. A capacidade de pensar e colaborar com os processos institucionais, propor e criar modelos e formas de atuação mais eficazes e eficientes, trabalhar em equipe e liderá-la, são algumas delas.

Os trabalhadores por sua vez também modificaram seu olhar, suas expectativas e a própria relação com os empregadores, buscando hoje mais reconhecimento, valorização, possibilidade de crescimento e de realização profissional e pessoal dentro dos ambientes organizacionais.

Diante desse cenário, as instituições passaram a pensar e promover o que é chamado de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). A QVT relaciona-se com a mobilização, o comprometimento pessoal, a participação com o bem-estar do colaborador na execução das atividades na empresa.

“Uma Instituição que promove a Qualidade de Vida no Trabalho apresenta uma gestão dinâmica e contingencial, interagindo com fatores físicos, sociológicos, psicológicos e tecnológicos da organização, tornando-se saudável e mais propício ao aumento de produtividade”, explica a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), Bianca Gonçalves.

A pró-reitora informa que o IFTM vem estudando sobre a temática QVT e que para conhecer melhor as demandas de seus servidores quanto ao ambiente organizacional, aderiu à iniciativa da Secretaria de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (SEGES/MGI) de aplicar uma pesquisa em forma de questionário com esse público-alvo. A pesquisa está disponível no Virtual IF (Servidores) de 21 de novembro a 1º de dezembro e pode ser respondida por todos – técnicos-administrativos e docentes. Basta acessar o Virtual IF e clicar no banner da pesquisa para ser direcionado às perguntas.

Patrícia Lírio, diretora de Gestão de Pessoas do Instituto, destaca que a pesquisa é muito importante para a instituição e seu avanço, pois gera informações e subsídios para a criação e aprimoramento de políticas e ações para o desenvolvimento profissional e para a melhoria do bem-estar dos funcionários. “A pesquisa nos revela, por exemplo, o nível de satisfação dos servidores com seu trabalho; se há adoecimento ocupacional dessa população e em que grau isso está; como está o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal; como estão as relações interpessoais dentro do ambiente organizacional, inclusive com as chefias; dentre inúmeros outros aspectos”.

Lírio explica ainda que já foram aplicadas outras pesquisas no IFTM parecidas com essa, mas que elas foram lideradas por outras organizações e aplicadas junto a servidores de diversas instituições, não somente com técnicos-administrativos e docentes do IFTM, o que gerou resultados gerais e mais abrangentes.

“Em 2020, o Ministério da Economia realizou Pesquisa de Clima Organizacional para todos os servidores públicos federais com parceria com o Great Place to Work (GPTW) e com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Ainda em 2020, a Universidade de Brasília (UnB) realizou a primeira etapa da Pesquisa Qualidade de Vida no Teletrabalho e Indicadores de Saúde Mental no Contexto da Pandemia do COVID-19, desenvolvida e coordenada pelo Grupo de Pesquisa Gestão do Trabalho, Liderança e Transformação Digital da UnB/CNPq. Em 2021, a referida Universidade realizou a segunda etapa dessa pesquisa. Portanto, estamos falando de coisas diferentes. A pesquisa de agora será aplicada espeficamente com servidores do IFTM, o que possibilita obter resultados diretos da instituição”, ressaltou a diretora.

A Pesquisa

O modelo de avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho ofertado pela SEGES/MGI é baseado em metodologia já testada na Administração Pública e cientificamente comprovada.

Incorpora as principais Dimensões e Indicadores da Qualidade de Vida no Trabalho, que são: Integração Social na Organização (relações de trabalho); Utilização da Capacidade Humana (desenvolvimento do trabalho diário); Segurança e Saúde nas Condições de Trabalho; Constitucionalismo (direitos e deveres dos membros da organização); Trabalho e Espaço de Vida (equilíbrio entre vida profissional e pessoal); Compensação Adequada e Justa (salários e benefícios); Oportunidade de Carreira e Garantia Profissional (capacitação e desenvolvimento); Relevância Social do Trabalho (impacto do trabalho na comunidade).

O questionário pode ser acessado por meio de um banner no Virtual IF. Contém 58 perguntas e leva em torno de 12 minutos para ser respondido. É anônimo, portanto, com garantia de sigilo da identidade do respondente. Os resultados da pesquisa de QVT serão publicizados de diversas formas: via e-mail, Virtual IF, site institucional, lives e reuniões com gestores.