Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM recebe visita do prefeito de Uberaba
Início do conteúdo da página
Notícias

IFTM recebe visita do prefeito de Uberaba

Paulo Piau se reuniu com a reitora Deborah Santesso para tratar sobre parcerias com a instituição

  • Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 14/01/2020 às 13:30
  • Última modificação 14/01/2020 às 16:15
Prefeito de Uberaba visita reitoria do IFTM
Prefeito de Uberaba visita reitoria do IFTM
Crédito: Divulgação

O prefeito de Uberaba, Paulo Piau, visitou a reitoria do IFTM, sexta-feira, 10 de janeiro. No encontro, a reitora, Déborah Santesso Bonnas e o prefeito conversaram sobre parcerias institucionais, projetos e estudos. Participaram da reunião o Assessor Estratégico de Assuntos Regionais da Prefeitura de Uberaba e Diretor Executivo da Agência Regional de Desenvolvimento Econômico, Glauber Faquineli Fernandes, e Diretor Executivo de Relações Interinstitucionais do IFTM, Gustavo Goulart Martins. Dentre os assuntos discutidos está a Agência Regional de Desenvolvimento Econômico do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, da qual Piau é presidente, além de apresentarem as contribuições do IFTM para a região.

Na ocasião, foi apresentada a Agência Regional, que tem como objetivo estabelecer parcerias entre os Municípios signatários, visando fomentar o planejamento regional econômico para elaboração de estudos e projetos voltados para infraestrutura e para a atração de investimentos à região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, a partir de ação integrada, agrupando 70 municípios da região, integrantes do grupo G70.

O IFTM foi convidado a ser parceiro na qualificação técnica-profissional em projetos da Agência e apresentou abertura para sua inserção no projeto. Para a reitora Deborah Santesso, essa participação converge com as finalidades do IFTM, principalmente no que se refere a ofertar educação profissional e tecnológica, formando e qualificando cidadãos para atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase, entre outros, no desenvolvimento socioeconômico sustentável. Contribui também para o desenvolvimento de programas de extensão e estímulo a pesquisa aplicada, a produção cultural, empreendedorismo, cooperativismo e o desenvolvimento científico e tecnológico das regiões de abrangência da Agência.

Segundo o prefeito, a conversa foi positiva e de boas perspectivas futuras. “A próxima etapa, é realizar em Uberaba um workshop entre o Sebrae e as três universidades e, posteriormente, envolver as outras prefeituras, para planejamento, estudos e projetos no sentido de identificar o que é preciso de infraestrutura para suportar o setor econômico a cada um dos 70 municípios para que a região tenha um desenvolvimento harmônico”, analisou o prefeito.

O diretor executivo da Agência enfatizou sobre a importância de parcerias, destacando que “a reunião com o IFTM é uma continuidade aos trabalhos em que já discutimos parcerias semelhantes com a UFTM e a UFU, por exemplo. Falamos sobre o trabalho e o planejamento da Agência em nível regional, valorizando o trabalho de diagnóstico feito pelo Sebrae no primeiro momento e a evolução que já tivemos com o Ministério do Desenvolvimento Regional para cooperação técnica.”

A próxima etapa, segundo o diretor executivo Faquinelli, é fazer um diagnóstico ainda mais profundo a partir do trabalho desenvolvido pelo Sebrae com a consultoria contratada no último semestre de 2019. Dessa forma, a Agência poderá estabelecer o procedimento de contribuição para que as entidades de ensino técnico e superior possam caminhar juntas.



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página