Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Mais de 1.200 atletas disputam os Jogos dos Institutos Federais em Poços de Caldas

Competição nacional acontecerá de 3 a 8 de outubro. Equipe de basquete feminino representa o IFTM.

• Publicado em 02/10/2017 às 16:08
  • Última modificação 03/10/2017 às 13:13
Etapa Nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) 2017
Crédito: Divulgação

No período de 3 a 8 de outubro, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) receberá mais de 1.200 estudantes de todo o país na cidade de Poços de Caldas para a Etapa Nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF). A cerimônia de abertura está marcada para o dia 3 de outubro, às 20h, no Centro de Convenções (Cenacon) e contará com a presença do reitor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Prof.Dr. Roberto Gil, coordenador da comissão do Conselho Nacional dos Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Conif) no JIF.

A competição envolve 11 modalidades esportivas: atletismo, natação, judô, vôlei de areia, tênis de mesa, futebol, xadrez, vôlei de quadra, handebol, futsal e basquete. Os jogos acontecem durante toda a semana e serão realizados em diversos centros esportivos cedidos pela Prefeitura de Poços de Caldas e abertos ao público.

O IFTM participa do JIF Nacional com a equipe de basquete feminino do Campus Ituiutaba. O primeiro jogo ocorrerá no dia 4, contra o Instituto Federal do Ceará (IFCE). As próximas competições acontecerão de acordo com os placares dos primeiros jogos. As finais serão realizadas no dia 8 de outubro.

Sobre o evento

A Etapa Nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) é um evento que envolve todas as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do país. Trata-se de uma confraternização promovida por intermédio do Ministério da Educação (Setec/MEC) e do Conselho Nacional dos Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Conif) com o objetivo de incentivar o esporte entre os estudantes e também para a integração da comunidade escolar.

Foram classificados para essa fase os melhores atletas das fases locais e regionais em cada modalidade esportiva. Cada ano, uma instituição da Rede Federal fica responsável pela organização dos jogos da etapa nacional, que acontece de forma itinerante na cidade sede da instituição realizadora. Neste ano, a competição será realizada pelo IFSULDEMINAS, que escolheu a cidade de Poços de Caldas para sediar o evento.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IFSULDEMINAS - Reitoria (com adaptações)