Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes de todo o Brasil e autoridades participaram da abertura dos Jogos dos Institutos Federais

Cerimônia ocorreu em 3 de outubro e teve a participação de aproximadamente 1500 pessoas. Jogos seguem até 8 de outubro.

• Publicado em 04/10/2017 às 15:40
  • Última modificação 04/10/2017 às 18:21
Cerimônia de abertura da Etapa Nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF 2017)
Crédito: Assessoria de Comunicação do IFSULDEMINAS

Celebração do espírito esportivo, arte e confraternização marcaram a cerimônia de abertura dos Jogos dos Institutos Federais (JIF 2017), realizada na noite de terça-feira, 3 de outubro, no Centro de Convenções (Cenacon), em Poços de Caldas. O evento reuniu estudantes, professores e autoridades de 34 instituições federais de ensino técnico e profissional de todas as regiões do Brasil para darem início à Etapa Nacional da disputa. Aproximadamente 1.500 pessoas prestigiaram a solenidade.

“Este é um momento de interação entre culturas. Isso está sendo possível graças ao envolvimento das equipes responsáveis pela organização”, disse o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, durante o discurso de abertura. “A sinergia dos atores envolvidos é o que faz este evento esportivo dar certo”, completou. O Instituto Federal do Sul de Minas sedia o evento, que se estende até domingo, 8 de outubro.

Cerca de 1200 atletas, classificados nas etapas locais e regionais, disputarão medalhas e troféus em onze modalidades esportivas. Nas competições de atletismo, natação, judô, vôlei de areia, tênis de mesa, futebol, xadrez, vôlei de quadra, handebol, futsal e basquete as delegações buscarão o lugar mais alto do pódio.

Além do reitor Marcelo Bregagnoli, marcaram presença na cerimônia a secretária de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Eline Neves Braga Nascimento; o reitor do Instituto Federal do Maranhão e presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Francisco Roberto Brandão Ferreira; o reitor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro e vice-presidente do Conif, Roberto Gil Rodrigues Almeida; o prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Antônio Carvalho de Azevedo; o presidente da Comissão Organizadora dos Jogos da Rede Federal, professor Sílvio Romero de Farias; e outros reitores e diretores-gerais das instituições integrantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Em um dos momentos mais empolgantes da cerimônia, as bandeiras de todos os estados brasileiros foram conduzidas pelos atletas e as delegações foram acolhidas no auditório do Centro de Convenções ao som de músicas interpretados pela fanfarra Professor Gabriel Vilas Boas, do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes. A performance das balizas do campus foram aplaudidas pela plateia.

Sob a regência do maestro Juliano Marques Barreto, o Hino Nacional Brasileiro foi executado pelos músicos da Banda Sinfônica do Conservatório Musical de Poços de Caldas.

O símbolo mais representativo dos jogos olímpicos, a tocha, foi conduzida pelo judoca vice-campeão olímpico e campeão mundial da categoria médio, Carlos Eduardo Honorato. Foi ele quem acendeu a pira.

A aluna do IFSULDEMINAS – Campus Machado, Sabrina Vieira Guerra, prestou o juramento do atleta. Acompanhada pelos competidores, a estudante jurou lealdade e dedicação, além de seguir as regras e respeitar as decisões do árbitro e da organização. As ginastas da equipe Volari de Ginástica Rítmica da Prefeitura de Poços de Caldas, coordenadas pelas técnicas Marcela Cristina Silva e Kellen Alves Generoso, exibiram uma série de exercícios corporais e cativaram o público pela simpatia, elasticidade e beleza.

A Etapa Nacional dos JIF 2017 é promovida pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, com o apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e parceria da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas.

Mais informações podem ser conferidas no hotsite do evento.

Fotos podem ser vistas na galeria de fotos completa no flickr do IFSULDEMINAS.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IFSULDEMINAS (com adaptações).