Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Nota de pesar pelo falecimento do reitor do IFRS

Nota de pesar pelo falecimento do reitor do IFRS

Professor Osvaldo Casares Pinto

• Publicado em 02/12/2017 às 14:46
  • Última modificação 02/12/2017 às 14:54

Os integrantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) lamentam profunda e imensamente o falecimento prematuro do reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Osvaldo Cesares Pinto, ocorrido na manhã deste sábado, 2/12, após um ano de intensa luta contra o câncer.

Como professor e gestor, Osvaldo dedicou 34 dos seus 55 anos de vida à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da qual orgulhosamente também foi estudante. Eleito reitor, em 2016 passou a fazer parte do Conif como membro do colegiado, sempre engajado e defensor da educação profissional pública, gratuita e de qualidade.

Neste momento de irreparável perda, o Conif expressa, consternado, solidariedade aos familiares e amigos, bem como à comunidade acadêmica do IFRS; manifesta gratidão pelo privilégio da convivência com um ser exemplar, educador de excelência, e reitera absoluto reconhecimento ao legado construído para a Rede Federal e o Brasil.

Trajetória – Engenheiro civil, mestre e doutor em Engenharia Civil. Graduado em Matemática, concluiu curso técnico em Eletrotécnica no Colégio Técnico Industrial. Professor do IFRS, ingressou na Rede Federal em 1983. Foi diretor-geral do Colégio Técnico Industrial (CTI), de 2005 a 2009, e do campus Rio Grande do IFRS, de 2009 a 2013. No mesmo ano, assumiu a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, permanecendo na função até 2016, quando tomou posse como reitor.

Fonte:http://portal.conif.org.br/br/component/content/article/84-ultimas-noticias/1785-nota-de-pesar-pelo-falecimento-do-reitor-do-ifrs?Itemid=609/